Continua após a publicidade..
O poema refere-se à Rosa de Hiroxima como “radioativa, estúpida, inválida”, destacando os efeitos nocivos da radioatividade, um dos subprodutos da energia nuclear e que pode vazar para o ambiente através do lixo atômico ou por acidentes, como o que ocorreu na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Entre as vantagens da energia nuclear, que compensam os perigos de possíveis acidentes, destacam-se:
- A) o fato de ser renovável, não causar grandes impactos ambientais, como as hidrelétricas, e não ser fonte de conflitos entre países, pois não é uma fonte finita.
- B) a presença, na geração de energia, tanto de capitais privados como estatais, pois as usinas nucleares são investimentos de baixo custo e retorno rápido.
- C) o combustível (urânio enriquecido) é relativamente barato, a geração de resíduos é pequena e não há geração de gases que intensificam o efeito estufa.
- D) a abundância do combustível (urânio) em todo o mundo, o baixo custo de implantação de usinas nucleares e a tecnologia acessível aos países pobres.
- E) o controle internacional sobre a geração de energia nuclear e a legislação ambiental rígida, que restringem a construção de usinas pelos países que não seguem as normas.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
A energia nuclear é uma fonte de energia com grande potencial comparada com o seu custo de produção. Além desse viés econômico, em situações normais não agride o meio ambiente e pode ser usada em um grande período de tempo. Em contrapartida, os dejetos dessa utilização de energia são altamente tóxicos e contaminam o ambiente, como ocorreu em Chernobyl nos anos 80 e agora mais recentemente em Fukushima. Outro problema dessa energia são os usos militares, que geram conflitos entre nações.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário