Continua após a publicidade..
O recente tsunami no Japão, que abalou a segurança da usina nuclear de Fukushima, voltou a acirrar os debates em torno dos riscos para a vida provocados por essa fonte de energia. Os dados indicam que há 443 reatores em operação em 30 países. Considerando esses fatos e a distribuição geográfica das usinas no mundo, é correto afirmar que:
- A) Boa parte dos reatores e usinas está distribuída nos países pobres, como o Brasil, para diminuir o risco das populações dos países ricos.
- B) Somente os países que empregam energia nuclear para uso militar também a utilizam para gerar energia.
- C) A concentração dos reatores em poucos países é positiva, pois os efeitos de acidentes ficam restritos aos seus territórios, diminuindo, assim, a escala dos riscos.
- D) Os reatores concentram-se apenas em alguns países, que são aqueles poucos que têm acesso limitado às outras fontes de energia, como os combustíveis fósseis.
- E) A maior parte dos reatores encontra-se nos países do hemisfério norte que possuem economia dinâmica e contingente populacional bastante considerável.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
A vasta maioria dos reatores nucleares em operação encontram-se em países desenvolvidos do hemisfério norte, bastante populosos, como Estados Unidos, França, Alemanha e Japão. Nem todos os países que utilizam energia nuclear possuem arsenais atômicos destinados a fins bélicos. Acidentes nucleares afetam o mundo como um todo, pois a radiação viaja por todo o globo terrestre, podendo ser contida apenas por alguns poucos materiais.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário