Continua após a publicidade..
Os setogramas mostram a Produção Energética Mundial em dois momentos distintos: 1973 e 2005.
(Dan Smith. Atlas da Situação Mundial. Um levantamento único dos eventos correntes e das tendências globais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.)
A partir da observação dos gráficos e dos seus conhecimentos pode-se afirmar que:
- A) no contexto da produção energética mundial, entre os dois momentos analisados, a energia nuclear teve uma diminuição em seus índices porque sua construção e operação apresentam altos custos, com elevada emissão de gases de efeito estufa.
- B) atualmente, a fonte de energia renovável que mais aumenta a produção é a eólica, devido ao funcionamento mais limpo e mais confiável, apesar da média emissão de gases.
- C) a grande queda na produção de energia a partir do petróleo ocorreu nesse período devido à redução das reservas petrolíferas mundiais e o crescente desenvolvimento de novas tecnologias de energias não renováveis como a geotérmica e o biocombustível.
- D) o rápido aumento da produção de energia de fontes não renováveis, como a solar, hidráulica, marés, correntes marítimas e biomassa deve-se ao fato de não gerarem poluição e risco de grandes acidentes.
- E) a redução de energia produzida pelo carvão mineral deve-se, entre vários fatores, ao fato de provocar elevada emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a ocorrência de chuva ácida.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
As energias eólica, solar, geotérmica e de biocombustíveis são renováveis, o que exclui a maioria das alternativas. A redução da participação do petróleo e do carvão pode ser explicada pelo seu encarecimento e pelos danos ambientais que essas fontes causam.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário