Continua após a publicidade..
Sobre a política energética brasileira, é correto afirmar, EXCETO:
- A) A priorização dos combustíveis fósseis e da biomassa é evidente em função do desempenho do transporte rodoviário.
- B) As diversas políticas de contenção do consumo do petróleo provocaram transformações no modelo energético, reduzindo a dependência do produto e dos custos da produção.
- C) O encarecimento do preço do petróleo tem obrigado a indústria brasileira a assumir uma política de maior aproveitamento do carvão disponível no território.
- D) O xisto betuminoso encontra-se em quantidade significativa no território brasileiro, mas sua exploração é ainda restrita, devido aos seus custos operacionais.
- E) A questão nuclear é vista como de alto custo e de resultados duvidosos, considerando-se o fato de que o potencial hidráulico está longe de se esgotar.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
O transporte rodoviário brasileiro tem como principais combustíveis o diesel e a gasolina, derivados do petróleo, e o biodiesel e o álcool, obtidos a partir da biomassa. Nos últimos anos o preço do petróleo tem aumentado muito, o que faz o Brasil procurar alternativas para o abastecimento das termoelétricas. Nesse sentido, o carvão, extraído do sul do país (em especial no RS), tem se destacado. Os altos custos da energia obtida a partir do xisto e de fontes nucleares inviabilizam maiores investimentos nesses setores, ainda mais quando existem outras fontes mais baratas e abundantes, como a hidrelétrica. O Brasil depende, em grande medida, do petróleo e de outros combustíveis fósseis, como o gás natural.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário