Questões Sobre Industrialização Mundial - Geografia - Vestibular Tradicional
1) Sobre as empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou globais, podemos elencar as seguintes características, exceto:
- A) Domínio de tecnologias avançadas
- B) Descentralização industrial
- C) Procura por mão de obra barata
- D) Descentralização científica e administrativa
d) Incorreta – a descentralização, no âmbito das multinacionais, ocorre apenas no setor produtivo. No que se refere aos centros de pesquisas e às sedes dessas empresas, suas localizações ainda se encontram em seus países de origem, geralmente desenvolvidos.
2) (UNIOESTE)
- A) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.
- B) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes centros de pesquisa e ensino universitários.
- C) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria automobilística.
- D) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.
- E) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.
E) Incorreta
A industrialização tardia não é característica exclusiva de países desenvolvidos, como os EUA e a Inglaterra. Na verdade, países subdesenvolvidos também podem passar por esse processo, e em alguns casos, ainda estão em curso. A industrialização tardia geralmente ocorre em nações que estão iniciando seu processo de desenvolvimento industrial, muitas vezes com base em investimentos estrangeiros e em setores específicos da economia.
3) Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
- A) a do tipo clássica, caracterizada pelo predomínio das chamadas “indústrias de chaminés”, hoje obsoletas.
- B) a do tipo planificada, vista como a única forma de os países periféricos conseguirem se industrializar, sobre a forte proteção do Estado.
- C) a do tipo tardia, realizada, em geral, com a presença predominante de capital estrangeiro e empresas multinacionais.
- D) a do tipo planificada, realizada em países socialistas e keynesianistas, procurando articular o setor da indústria de base com o setor de bens de consumo.
- E) a do tipo tardia, realizada graças à emancipação econômica apenas recentemente conquistada pelos países subdesenvolvidos.
A forma de industrialização a que o autor se refere é:
C) a do tipo tardia, realizada, em geral, com a presença predominante de capital estrangeiro e empresas multinacionais.
O trecho menciona a industrialização tardia dos países subdesenvolvidos, que ocorreu historicamente com a forte presença de capital estrangeiro e empresas multinacionais. Essa forma de industrialização foi mais comum no século XX, caracterizando a dependência econômica desses países em relação ao capital externo.
4) (UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:
- A) concentração de capital, viabilizando a automação fabril.
- B) terceirização da produção, massificando o consumo de bens.
- C) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.
- D) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas.
Alternativa correta: C) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.
Explicação: O anúncio publicitário está relacionado à estratégia do capitalismo pós-fordista ou toyotista, que se caracteriza pela flexibilização da indústria, permitindo a produção conforme a demanda do consumidor. Nesse modelo, a produção em massa é substituída pela produção just in time, adaptando-se às preferências e necessidades individuais dos clientes. Essa estratégia é conhecida como Joint Venture.