Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
“Essa forma de industrialização é a que nos interessa mais de perto por ter ocorrido no Brasil. Trata-se de uma industrialização que, como o nome sugere, foi historicamente atrasada em relação à original e ocorreu em muitos países subdesenvolvidos […]. Foi mais comum no século XX, embora, em alguns casos, tenha se iniciado de forma tímida no fim do século XIX”.
Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.67.
A forma de industrialização a que o autor se refere é:
- A) a do tipo clássica, caracterizada pelo predomínio das chamadas “indústrias de chaminés”, hoje obsoletas.
- B) a do tipo planificada, vista como a única forma de os países periféricos conseguirem se industrializar, sobre a forte proteção do Estado.
- C) a do tipo tardia, realizada, em geral, com a presença predominante de capital estrangeiro e empresas multinacionais.
- D) a do tipo planificada, realizada em países socialistas e keynesianistas, procurando articular o setor da indústria de base com o setor de bens de consumo.
- E) a do tipo tardia, realizada graças à emancipação econômica apenas recentemente conquistada pelos países subdesenvolvidos.
Resposta:
A forma de industrialização a que o autor se refere é:
C) a do tipo tardia, realizada, em geral, com a presença predominante de capital estrangeiro e empresas multinacionais.
O trecho menciona a industrialização tardia dos países subdesenvolvidos, que ocorreu historicamente com a forte presença de capital estrangeiro e empresas multinacionais. Essa forma de industrialização foi mais comum no século XX, caracterizando a dependência econômica desses países em relação ao capital externo.
Deixe um comentário