Continua após a publicidade..
(UERJ) O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário:
Anúncio de uma marca de eletrodomésticos
Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente nesse anúncio é:
- A) concentração de capital, viabilizando a automação fabril.
- B) terceirização da produção, massificando o consumo de bens.
- C) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.
- D) formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas.
Resposta:
Alternativa correta: C) flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda.
Explicação: O anúncio publicitário está relacionado à estratégia do capitalismo pós-fordista ou toyotista, que se caracteriza pela flexibilização da indústria, permitindo a produção conforme a demanda do consumidor. Nesse modelo, a produção em massa é substituída pela produção just in time, adaptando-se às preferências e necessidades individuais dos clientes. Essa estratégia é conhecida como Joint Venture.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário