Questões Sobre Metrópoles - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (UFT 2013) As cidades estão ligadas entre si por uma estrutura de transportes e de meios de comunicação, formando uma rede urbana onde se estabelecem fluxos de mercadorias, pessoas e informações. As relações nessa rede urbana são hierárquicas, pois algumas cidades exercem papel de comando, estando no topo da hierarquia urbana: são as cidades globais e as metrópoles.
LUCCI, E. A. et all, Geografia Geral e do Brasil — ensino médio, 2005, p.262.
Considerando o texto, as cidades globais se distinguem das metrópoles em função:
- A) da sua infraestrutura quanto à realização de eventos nacionais e internacionais.
- B) do papel que exercem como centros de poder e ordenamentos, influenciando outras cidades num contexto endógeno e exógeno ao território nacional.
- C) da sua alta capacidade de concentração do capital industrial movimentado com exclusividade pelo conjunto das corporações internacionais.
- D) da movimentação de capitais financeiros e da celeridade com que estes se movimentam na escala inter-regional.
- E) de se tornar a sede de grandes grupos internacionais, que, preferencialmente, realizam negócios imobiliários.
Alternativa Correta: B
As cidades globais se distinguem das metrópoles devido ao papel que exercem como centros de poder e ordenamentos, influenciando outras cidades tanto em âmbito nacional quanto internacional. Essas cidades são importantes nós fluxos de mercadorias, pessoas e informações, exercendo uma função central na hierarquia urbana.
2) (UFT 2011) O modelo de urbanização do território brasileiro é caracterizado principalmente por apresentar enormes contradições. Independentemente do tamanho das cidades, encontramos uma série de carências nos setores de habitação, transportes, lazer, saneamento ambiental, educação e saúde. Mas na metrópole, tais problemas tornam-se ainda mais visíveis. Nesse sentido, é CORRETO afirmar sobre as metrópoles que são:
- A) cidades globais onde se concentram conhecimentos em serviços ligados à globalização.
- B) núcleos urbanos onde há uma tendência a um equilíbrio da demanda entre as classes sociais, fato que ultrapassa o processo de segregação espacial.
- C) cidades onde a infraestrutura urbana atende às demandas sociais, independentemente do processo de estratificação socioespacial.
- D) formadas por uma rede de cidades por onde transita a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais.
- E) cidades que organizam e reorganizam o espaço urbano em favor das carências sociais, sobretudo com a ação do Estado.
Resposta:
Letra D
As metrópoles são formadas por uma rede de cidades por onde transita a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais. São centros urbanos de grande destaque na hierarquia mundial, tanto economicamente quanto em termos de influência e poder político.
3) (UFG 2010) Na estrutura espacial de um país, a rede urbana contribui para demonstrar o nível de integração entre os diversos espaços e lugares. Em se tratando das funções das metrópoles brasileiras atuais na organização da rede, as suas características são:
- A) crescimento urbano descontrolado e prevalência dos centros históricos para as funções administrativas.
- B) conurbação com municípios próximos e integração da gestão com as metrópoles nacionais.
- C) aumento de frotas de veículos e limitação da expansão urbana.
- D) formação de novas centralidades e crescimento de funções terciárias.
- E) intercâmbio com o comércio internacional e criação de centros de inovações tecnológicas.
Resposta:
Letra D
As metrópoles brasileiras são grandes centros do setor de serviços, portanto formam novas centralidades urbanas no país, atraindo população em busca de atividades terciárias diversas.
4) (Unifesp 2015) Este conceito foi criado na década de 1960 para explicar a formação de uma grande área urbanizada, que se estende por mais de uma metrópole. Trata-se da
- A) urbanização acelerada, verificada em países de passado colonial e agrícola
- B) favelização, que afetou países com elevada concentração de renda, como a Índia.
- C) periferização, na qual as classes abastadas moram em condomínios fechados.
- D) megalopolização, como ocorreu em países como Estados Unidos e Japão.
- E) desindustrialização, situação encontrada no nordeste da França.
Resposta: Letra D
A megalopolização é um fenômeno marcado pela expansão de grandes áreas metropolitanas, formadas por uma ou mais metrópoles, que apresentam elevado grau de integração urbana.
5) Qual das alternativas abaixo NÃO aponta um problema urbano típico das metrópoles brasileiras?
- A) A emissão de poluentes.
- B) A impermeabilização.
- C) A ocorrência de enchentes.
- D) A atividade informal.
- E) A igualdade social.
A resposta correta é letra E.
A igualdade social não é uma característica das metrópoles, mas sim o contrário, visto que essas regiões, em especial as brasileiras e de outros países em desenvolvimento, apresentam elevados níveis de desigualdade social.
6) São exemplos de fenômenos urbanos comumente associados às regiões metropolitanas, com exceção da
- A) verticalização.
- B) urbanização.
- C) conurbação.
- D) gentrificação.
- E) ruralização.
Letra E
A alternativa correta é a letra E, "ruralização". Este fenômeno não está associado às regiões metropolitanas. Ao contrário, a ruralização refere-se ao processo de expansão das áreas rurais, o oposto da urbanização que caracteriza as regiões metropolitanas.
7) Dentre as alternativas listadas abaixo, assinale um processo que contribui de forma afirmativa para o crescimento das metrópoles, inclusive no Brasil.
- A) A saída da população do campo para a cidade.
- B) O crescimento das atividades do agronegócio.
- C) A diminuição da taxa de expectativa de vida.
- D) O deslocamento de refugiados para as cidades.
- E) A baixa geração de empregos na zona urbana.
Resposta: A) A saída da população do campo para a cidade.
Explicação: O movimento de êxodo rural, ou seja, a saída da população do campo para a cidade, foi de suma importância para o crescimento, tanto populacional quanto econômico, das metrópoles.
8) Qual das cidades, dentre as listadas abaixo, é a única metrópole que não é uma capital estadual do Brasil?
- A) Juazeiro.
- B) Campinas.
- C) Fortaleza.
- D) Petrolina.
- E) Uberaba.
Letra B
A cidade de Campinas, localizada no interior do estado de São Paulo, é o único município que é classificado como metrópole, porém não é uma capital estadual brasileira.
9) Qual é a única grande metrópole nacional, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), presente no território brasileiro?
- A) Rio de Janeiro.
- B) Salvador.
- C) São Paulo.
- D) Fortaleza.
- E) Belo Horizonte.
Resposta: C) São Paulo.
Explicação: A cidade de São Paulo (SP) é a única grande metrópole nacional do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, São Paulo é a única opção correta presente no território brasileiro.
10) A tipologia de classificação de metrópoles adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil considera quantos níveis hierárquicos?
- A) Seis níveis.
- B) Cinco níveis.
- C) Quatro níveis.
- D) Três níveis.
- E) Dois níveis.
Alternativa correta: D) Três níveis.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adota a classificação de três tipos de metrópole: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole.