Questões Sobre Mundialização - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (FGV 2015) No processo de mundialização [globalização], observa-se uma difusão de normas padronizadas, seja no processo político, seja na produção industrial, seja nas trocas monetárias etc. Essas normas poderiam ser comparadas a uma forma de linguagem simplificada. […]
Blandine Ripert. Mundo (s). As «culturas» entre a uniformização e a fragmentação. In J, Lévy. L’ Invention du Monde. Sciences Po. Les Presses. 2008, p. 188.
Esse aspecto da globalização se justifica pela necessidade de
- A) eliminarem-se as diferenças culturais, verdadeiro obstáculo para que o processo de globalização se torne de fato um processo mais real.
- B) pressionar e transformar as leis e normas dos países menos desenvolvidos que ainda resistem a integrar-se ao processo de globalização.
- C) dificultar a circulação das mercadorias de países de cultura e regras diferentes, como a China, e quebrar sua força de concorrência no mundo global.
- D) facilitar e permitir, segundo os padrões de uma economia de escala, uma simplificação e maior rapidez nas trocas comerciais.
- E) facilitar o desenvolvimento que a globalização gera, retardado pela diversidade cultural que mantém vários povos do mundo numa condição de atraso.
Letra D
A mundialização da economia, por meio do desenvolvimento dos transportes e das comunicações, provocou o aumento das trocas comerciais, que foram facilitadas pelo incremento da técnica.
2) (Uneal 2013) Milton Santos afirma sobre a globalização: “O mundo torna-se unificado — em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa”
Adaptado. Por uma nova globalização, 2000, p. 37.
Quanto à perversidade da globalização, indique a opção incorreta.
- A) A globalização não significou maior igualdade entre as nações. Para as nações desenvolvidas significou maiores possibilidades de investimentos, e somente alguns países subdesenvolvidos obtiveram crescimento econômico.
- B) Conjuntamente à globalização há um maior apelo ao consumismo, acirrando os problemas ambientais no mundo.
- C) A despeito das inovações tecnológicas e sua difusão, problemas antigos da humanidade, como guerras, fome e pobreza, continuam existindo e até mesmo se agravaram com a globalização.
- D) O poder cada vez maior das grandes corporações faz com que, cada vez mais, os interesses econômicos e a competitividade sejam predominantes nas relações sociais e entre os países.
- E) Os maiores problemas da globalização são os povos tradicionais, que não aceitam partilhar dos interesses comuns da humanidade e por isso promovem manifestações e ataques terroristas.
E) Os maiores problemas da globalização são os povos tradicionais, que não aceitam partilhar dos interesses comuns da humanidade e por isso promovem manifestações e ataques terroristas.
Essa afirmação é incorreta. Milton Santos não menciona os povos tradicionais como responsáveis por promover manifestações e ataques terroristas devido à sua relutância em compartilhar interesses comuns da humanidade. Pelo contrário, Santos destaca que a globalização tem efeitos negativos sobre esses povos, como os indígenas, que muitas vezes são impactados de forma adversa pelos processos econômicos, sociais e ambientais associados à globalização, incluindo a invasão de seus territórios e a degradação do meio ambiente.
3) (Unesp 2013) O processo de mundialização do sistema capitalista sempre esteve apoiado na difusão de políticas econômicas e na constituição de determinadas lógicas geopolíticas e geoeconômicas de organização do espaço mundial. Constituem-se em política econômica e em lógica capitalista de ordenamento do espaço mundial no período atual:
- A) o keynesianismo e o colonialismo.
- B) o desenvolvimentismo e o neocolonialismo.
- C) o neoliberalismo e a globalização.
- D) o mercantilismo e a descolonização.
- E) o liberalismo e o imperialismo.
Resposta:
Letra C
O processo de mundialização do sistema capitalista está atualmente fundamentado na política econômica do neoliberalismo e na lógica capitalista da globalização. Esses fenômenos visam aumentar os fluxos e redes globais, buscando benefícios econômicos e promovendo a integração mundial, o que contribui para a disseminação da lógica de mundialização em escala global.
4) (IF-BA 2011) “Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 03.
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
- A) Os tigres asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
- B) A constituição do Mercosul foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do Nafta, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
- C) A chamada terceira revolução científica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
- D) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
- E) A crise que assola a economia do mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.
Alternativa correta: Letra C
A evolução tecnológica provocou novas possibilidades de trocas comerciais e financeiras, facilitando a ocorrência de transações em diferentes níveis, assim como os fluxos, sejam de pessoas, mercadorias ou capitais.
5) Considerando a hierarquia urbana brasileira, qual cidade do país apresenta o maior grau de integração mundial, sendo considerada uma cidade global?
- A) Campinas.
- B) São Paulo.
- C) Florianópolis.
- D) Porto Alegre.
- E) Sorocaba.
6) A disseminação de pessoas, mercadorias e serviços para além das fronteiras nacionais é corretamente chamada de
- A) metropolização.
- B) exportação.
- C) internacionalização.
- D) importação.
- E) desnacionalização.
7) A mundialização gerou, dentre suas consequências negativas, a
- A) modernização da sociedade global.
- B) facilitação de viagens internacionais.
- C) elevação da desigualdade social.
- D) criação de redes de telecomunicação.
- E) expansão das redes de transportes.
Letra C
A mundialização gerou, em termos econômicos, grande concentração de renda, portanto contribuiu para o aumento da desigualdade social em nível mundial.
8) Qual das alternativas, dentre as listadas abaixo, não apresenta uma vantagem da mundialização?
- A) O enriquecimento das economias das nações do mundo.
- B) O processo de degradação do meio em nível mundial.
- C) O desenvolvimento de várias ferramentas de tecnologia.
- D) O crescimento do intercâmbio cultural entre as nações.
- E) O aumento do comércio internacional em nível global.
Letra B
A degradação ambiental, ocorrida em razão do aumento dos impactos provocados pela ação humana no ambiente natural, é um aspecto negativo da mundialização.
9) Um exemplo de mundialização da cultura é a
- A) implantação de redes ferroviárias.
- B) atuação de organizações terroristas.
- C) instalação de barreiras comerciais.
- D) disseminação de idiomas estrangeiros.
- E) elevação das taxas de fertilidade.
Letra D
A mundialização cultural é exemplificada por meio da disseminação de diversos idiomas ao redor do mundo, como o inglês, que é usado como segunda língua em várias localidades.
10) Uma característica do processo de mundialização é a
- A) retração do volume de viagens.
- B) elevação dos fluxos de mercadorias.
- C) atenuação das transações bancárias.
- D) diminuição da desigualdade social.
- E) preservação do meio ambiente.