(Uneal 2013) Milton Santos afirma sobre a globalização: “O mundo torna-se unificado — em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impõe-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa”
Adaptado. Por uma nova globalização, 2000, p. 37.
Quanto à perversidade da globalização, indique a opção incorreta.
- A) A globalização não significou maior igualdade entre as nações. Para as nações desenvolvidas significou maiores possibilidades de investimentos, e somente alguns países subdesenvolvidos obtiveram crescimento econômico.
- B) Conjuntamente à globalização há um maior apelo ao consumismo, acirrando os problemas ambientais no mundo.
- C) A despeito das inovações tecnológicas e sua difusão, problemas antigos da humanidade, como guerras, fome e pobreza, continuam existindo e até mesmo se agravaram com a globalização.
- D) O poder cada vez maior das grandes corporações faz com que, cada vez mais, os interesses econômicos e a competitividade sejam predominantes nas relações sociais e entre os países.
- E) Os maiores problemas da globalização são os povos tradicionais, que não aceitam partilhar dos interesses comuns da humanidade e por isso promovem manifestações e ataques terroristas.
Resposta:
E) Os maiores problemas da globalização são os povos tradicionais, que não aceitam partilhar dos interesses comuns da humanidade e por isso promovem manifestações e ataques terroristas.
Essa afirmação é incorreta. Milton Santos não menciona os povos tradicionais como responsáveis por promover manifestações e ataques terroristas devido à sua relutância em compartilhar interesses comuns da humanidade. Pelo contrário, Santos destaca que a globalização tem efeitos negativos sobre esses povos, como os indígenas, que muitas vezes são impactados de forma adversa pelos processos econômicos, sociais e ambientais associados à globalização, incluindo a invasão de seus territórios e a degradação do meio ambiente.
Deixe um comentário