Questões Sobre O Canal De Suez - Geografia - Vestibular Tradicional
1) O canal de Suez permite a comunicação entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo e não utiliza nenhum mecanismo para elevação ou rebaixamento das embarcações (eclusas). Entre outros motivos para a dispensa da utilização desses mecanismos, pode-se destacar:
- A) O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo apresentam os mesmos indicadores de densidade da água.
- B) As semelhanças na porosidade do solo em toda a extensão do canal permitem a infiltração da água de modo mais facilitado, retroalimentando o canal e dando-lhe movimento.
- C) O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo estão na mesma cotação altimétrica.
- D) As embarcações “Suezmax”, em razão da alta tecnologia, não dependem de ações do próprio canal para locomover-se, ainda que houvesse desníveis.
Letra C. O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo estão na mesma cotação altimétrica, o que dispensa a utilização de eclusas no Canal de Suez.
2) O canal de Suez é uma abertura artificial que está localizada na Península do Sinai, no Egito. Ele representou a intensificação das relações comerciais entre a Ásia e a Europa e tornou-se a mais importante rota comercial no transporte marítimo de cargas. Essa hegemonia tem sido colocada em discussão com os recentes investimentos e ampliações na capacidade de recepção de maiores embarcações pelo:
O canal de Suez é uma abertura artificial que está localizada na Península do Sinai, no Egito. Ele representou a intensificação das relações comerciais entre a Ásia e a Europa e tornou-se a mais importante rota comercial no transporte marítimo de cargas. Essa hegemonia tem sido colocada em discussão com os recentes investimentos e ampliações na capacidade de recepção de maiores embarcações pelo:
A) Canal de Gibraltar
b Canal do Panamá
C) Canal de Bósforo
D) Canal do Pacífico
- A) Canal de Gibraltar
- C) Canal de Bósforo
- D) Canal do Pacífico
Alternativa correta: B) Canal do Panamá
O canal de Suez possui a maior capacidade do mundo para receber as gigantescas embarcações de carga da atualidade. Contudo, em 2015, o Canal do Panamá inaugurou uma ampla reforma e ampliou a capacidade de trânsito de grandes embarcações, passando a rivalizar com o Canal de Suez.
3) Três países foram marcantes na história do canal de Suez. Um forneceu mão de obra para a construção do canal; outro disponibilizou suas tecnologias e técnicas de construção; por fim, aquele que efetivamente se apropriou do Canal, exercendo o controle sobre ele. Esses países são:
- A) Inglaterra / Egito / Portugal
- B) Egito / França / Inglaterra
- C) França / Inglaterra / Egito
- D) Egito / Inglaterra / Estados Unidos
Resposta: B) Egito / França / Inglaterra
O Egito empregou mais de 1,5 milhão de trabalhadores durante os dez anos de construção do Canal de Suez (1859 a 1869). Morreram milhares de trabalhadores por exaustão, acidentes de trabalho e, sobretudo, doenças adquiridas durante a realização da obra.
O principal responsável pela construção do Canal de Suez, o francês Ferdinand Lesseps, encontrou em sua terra natal (e em países da Europa) o maquinário necessário para a realização da atividade.
A Inglaterra passou a controlar o canal de Suez quando esse empreendimento passou por dificuldades financeiras para sua conclusão e, assim, via empréstimos, a Inglaterra assumiu o controle do Canal.
4) O Canal de Suez é uma abertura artificial que está localizada na Península do Sinai e liga:
- A) o Mar Vermelho ao Golfo Pérsico
- B) o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho
- C) o Mar Morto ao Mar do Cairo
- D) o Mar Morto ao Mar Mediterrâneo
Letra B
O Canal de Suez liga os mares Mediterrâneo e Vermelho.