Questões Sobre O Canal Do Panamá - Geografia - Vestibular Tradicional
1) O processo de reversão da administração do Canal do Panamá foi bastante conflituoso e longo. As tensões acerca do controle do canal acirraram-se em 1964, com o conflito entre Panamá e Estados Unidos e o posterior rompimento diplomático. Em 1977, o General Omar Torrijos Herrera, um dos mais combativos na causa da administração do canal, conseguiu forçar um acordo com os Estados Unidos, acordo esse que ficou conhecido como Tratado Torrijos-Carter. O ponto mais importante desse tratado foi:
- A) Garantir ao governo do Panamá uma maior participação nos lucros obtidos pela cobrança das taxas para travessia no Canal.
- B) O estabelecimento de um período de transição para a transferência definitiva da administração do Canal para o Panamá.
- C) A inclusão do Panamá na Zona de livre-comércio das Américas.
- D) A redução das taxas de importação de produtos oriundos dos Estados Unidos por parte dos países da América Central.
2) Os acidentes geográficos são modificações provocadas no relevo e podem ser naturais ou artificiais. O acidente geográfico que favoreceu a construção do Canal do Panamá é um(a):
- A) Baía
- B) Canal
- C) Golfo
- D) Istmo
- E) Estreito
Resposta:
Letra D
Istmo – É uma estreita faixa de terras que liga duas áreas continentais maiores. No caso do Canal do Panamá, o istmo entre a América do Norte e a América do Sul proporcionou uma oportunidade única para a construção de um canal que ligasse o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, facilitando assim o comércio marítimo entre esses dois grandes oceanos.
3) (PUC-Camp 2002) O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, foi construído pelos Estados Unidos e esteve sob sua administração até dezembro de 1999, quando foi devolvido ao Estado panamenho. Considere as afirmações sobre o “Canal do Panamá”.
- A) I e II
- B) I e III
- C) I e IV
- D) II e III
- E) III e IV
Resposta:
Letra D
Estão corretas as afirmativas II e III.
I. Até 1903, o Panamá pertencia à Colômbia, e não à Venezuela;
II. A maior parte da arrecadação do Panamá é oriunda das taxas cobradas sobre a travessia no canal e atividades correlatas. Atualmente, o setor bancário e financeiro também têm crescido;
III. Com a inauguração do Canal, as principais travessias foram sensivelmente reduzidas. Na viagem entre a costa leste e oeste dos Estados Unidos, por exemplo, a redução foi de 12.530 km;
IV. Ainda que represente uma perda importante para o exercício hegemônico dos EUA na América Central e a administração do Canal ter sido devolvida aos panamenhos mediante conflitos políticos e econômicos, a influência política e econômica dos EUA na região continua sendo muito elevada.
Questão 4
- A) O Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimasentre as costas leste e oeste dos EUA.
- B) As rotas mais beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental à costa leste dos EUA.
- C) A ampliação do Canal do Panamá não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.
- D) O Canal do Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas.
- E) O Canal do Panamá não teve um papel significativo na circulação marítima internacional nem na estratégia de defesa militar dos EUA.