Continua após a publicidade..
O processo de reversão da administração do Canal do Panamá foi bastante conflituoso e longo. As tensões acerca do controle do canal acirraram-se em 1964, com o conflito entre Panamá e Estados Unidos e o posterior rompimento diplomático. Em 1977, o General Omar Torrijos Herrera, um dos mais combativos na causa da administração do canal, conseguiu forçar um acordo com os Estados Unidos, acordo esse que ficou conhecido como Tratado Torrijos-Carter. O ponto mais importante desse tratado foi:
- A) Garantir ao governo do Panamá uma maior participação nos lucros obtidos pela cobrança das taxas para travessia no Canal.
- B) O estabelecimento de um período de transição para a transferência definitiva da administração do Canal para o Panamá.
- C) A inclusão do Panamá na Zona de livre-comércio das Américas.
- D) A redução das taxas de importação de produtos oriundos dos Estados Unidos por parte dos países da América Central.
Resposta:
A alternativa correta é:**B) O estabelecimento de um período de transição para a transferência definitiva da administração do Canal para o Panamá.**O acordo Torrijos-Carter, assinado em 07 de Setembro de 1977, estabeleceu um período de 20 anos para a transferência definitiva ao Panamá da via interoceânica e das terras limítrofes. Esse processo foi concluído em 31 de Dezembro de 1999.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário