Continua após a publicidade..
(IF-RS 2019) A planura do chão, o tapete sem falha das gramas, a cor verde-paleácea (…) como que derrama o espírito de encontro ao horizonte desconhecido, no qual se apoia o firmamento. As nuvens de bom tempo (…) completam este painel de tintas pálidas, formando um panorama de conjunto tão extenso, tão suave nas transições (…) que sempre de novo ocorre a comparação com o oceano. A Campanha é um oceano, não de água, mas de grama.”
Fundação Zoobotânica. RS biodiversidade. Revista Natureza em Revista. Edição Especial. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016. p.38.
De forma poética, o texto revela
- A) o Pampa gaúcho como um planalto recoberto por uma densa vegetação florestal.
- B) a pecuária extensiva como uma atividade produtiva compatível com a conservação dos ecossistemas campestres.
- C) a característica local de clima, topografia e solo como fatores que determinam a fisionomia dos campos naturais no Pampa gaúcho.
- D) o ambiente pouco diversificado da campanha gaúcha recoberto por vegetação arbórea e constituído por espécies de gramíneas.
- E) a região do estado do Rio Grande do Sul cuja característica fisionômica principal é a presença de um sistema lagunar separado por cordões arenosos.
Continua após a publicidade..
Resposta:
Letra C
O texto revela a descrição poética da planura do Pampa gaúcho, destacando a sua característica local de clima, topografia e solo como fatores determinantes para a fisionomia dos campos naturais na região.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário