Questões Sobre Pecuária - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (Unicentro 2010) O processo de povoamento do Brasil apresentou características peculiares. Todavia, duas áreas com localização e características naturais diferentes tiveram na pecuária sua principal motivação. Essas áreas foram
- A) o Agreste nordestino e o leste do Paraná.
- B) a Zona da Mata baiana e o Meio Norte.
- C) o Oeste Paulista e o norte do Mato Grosso.
- D) o Sertão nordestino e a Campanha Gaúcha.
- E) o leste da Amazônia e o sul de Santa Catarina.
Alternativa correta: D) o Sertão nordestino e a Campanha Gaúcha.
Durante o processo de povoamento do Brasil, a pecuária desempenhou um papel significativo, especialmente em áreas com características geográficas distintas. O Sertão nordestino e a Campanha Gaúcha foram duas dessas áreas. Nessas regiões, a criação de animais foi fundamental para a ocupação do território e o desenvolvimento das atividades econômicas locais. Portanto, a pecuária foi a principal motivação para o povoamento dessas áreas.
2) (FGV 2013) De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:
- A) Mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.
- B) O desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.
- C) O elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado valor comercial.
- D) A pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.
- E) Nos Pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.
Alternativa correta: D
A pecuária extensiva e a expansão da área dedicada ao cultivo de arroz são as principais causas do desmatamento no bioma Pampa. Essas atividades levam à degradação do bioma devido à remoção da cobertura vegetal natural para dar lugar à pastagem e às lavouras, afetando a biodiversidade e a qualidade do solo.
3) (Enem 2008) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.
Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que
- A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
- B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
- C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
- D) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
- E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.
Resposta:
- A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
- B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
- C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
- D) o superavit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
- E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.
Conclui-se que a alternativa correta é a letra E. A atividade pecuária é uma das principais causas de desmatamento na Amazônia. Para combater esse problema, é importante investir na recuperação de áreas desmatadas e no aumento da produtividade das pastagens. Essas medidas podem contribuir para a redução do desmatamento e para o aumento da produção agropecuária.
4) (Enem 2018) Ao longo dos últimos 500 anos, o Brasil viu suas fronteiras do litoral expandirem-se para o interior. É apenas lógico que a Amazônia tenha sido a última fronteira a ser conquistada e submetida aos ditames da agricultura, pecuária, lavoura e silvicultura. A incorporação recente das áreas amazônicas à exploração capitalista tem resultado em implicações problemáticas, dentre elas a destruição do rico patrimônio natural da região.
NITSCH, M. O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos. Estudos Avançados, n. 46, dez. 2002.
Na situação descrita, a destruição do patrimônio natural dessa área destacada é explicada pelo(a)
- A) distribuição da população ribeirinha.
- B) patenteamento das espécies nativas.
- C) expansão do transporte hidroviário.
- D) desenvolvimento do agronegócio.
- E) aumento da atividade turística.
Letra D.
O desenvolvimento do agronegócio, em razão da pecuária, dentre outros fatores, potencializa a transformação do meio natural. A região amazônica, por exemplo, sofre com a expansão da fronteira agrícola, com destaque para a criação de gado de corte.
5) A pecuária altera sensivelmente as condições pedológicas do terreno. Uma consequência dessa ação antrópica é a
- A) expansão do microbioma presente no subsolo terrestre.
- B) criação de ilhas de calor nas zonas de produção pecuária.
- C) elevação da biodiversidade devido à matéria orgânica local.
- D) redução da erosão eólica em razão da redução dos ventos.
- E) compactação do solo, que dificulta a infiltração da água.
- A) expansão do microbioma presente no subsolo terrestre.
- B) criação de ilhas de calor nas zonas de produção pecuária.
- C) elevação da biodiversidade devido à matéria orgânica local.
- D) redução da erosão eólica em razão da redução dos ventos.
- E) compactação do solo, que dificulta a infiltração da água.
Alternativa correta: E) compactação do solo, que dificulta a infiltração da água.
A pecuária causa a compactação do solo devido ao pisoteio dos animais. Essa compactação prejudica a capacidade de infiltração da água no solo, impactando negativamente na qualidade do solo e aumentando os processos erosivos.
6) As alternativas abaixo apresentam problemas ambientais relacionados à pecuária, com exceção de
- A) Manutenção da cobertura vegetal nativa do espaço pecuário.
- B) Emissão de elementos causadores de poluição atmosférica.
- C) Utilização de queimadas para a ampliação das pastagens.
- D) Poluição de água em razão da deposição indevida de rejeitos.
- E) Diminuição da biodiversidade das áreas de produção pecuária.
Alternativa correta: A) Manutenção da cobertura vegetal nativa do espaço pecuário.
Explicação: A manutenção da cobertura vegetal nativa não é um problema ambiental do espaço pecuário. Pelo contrário, a prática comum na pecuária é a remoção intensa da vegetação nativa para abrir espaço destinado à criação de pastagens.
7) Qual o produto pecuário mais exportado pelo Brasil?
- A) Carne suína.
- B) Carne bovina.
- C) Carne de frango.
- D) Leite e derivados.
- E) Couro de animais.
Resposta: Letra B. Carne bovina.
A carne bovina é o produto pecuário mais exportado pelo Brasil. A criação de bois para corte é um destaque no cenário pecuário brasileiro. O país detém protagonismo mundial nesse setor.
8) O Brasil é um dos grandes produtores pecuários do planeta. Assinale a alternativa que faça uma correlação correta entre a produção pecuária e um estado de destaque dessa atividade.
- A) Pecuária extensiva – São Paulo.
- B) Pecuária de lã – Pernambuco.
- C) Pecuária leiteira – Roraima.
- D) Pecuária intensiva – Maranhão.
- E) Pecuária bovina – Mato Grosso.
- E) Pecuária bovina – Mato Grosso.
O estado do Mato Grosso é um dos principais polos de produção de criação de bois no Brasil. Em grande parte, o estado produz pecuária de corte para exportação, por meio do abastecimento de carne para diversos mercados internacionais.
9) Qual das alternativas abaixo não apresenta uma característica da pecuária intensiva?
- A) Grande consumo de insumos para a alimentação animal.
- B) Elevado controle de qualidade dos rebanhos confinados.
- C) Utilização de máquinas e equipamentos de produção.
- D) Pequena produtividade gerada pela criação de animais.
- E) Emprego de métodos modernos de reprodução assistida.
Alternativa correta: D
A alternativa D não apresenta uma característica da pecuária intensiva, pois a pecuária intensiva é conhecida por gerar alta produtividade na criação de animais. Ao contrário, a pecuária intensiva se destaca por utilizar técnicas modernas de manejo, como alimentação controlada, confinamento restritivo e aplicação de métodos avançados de reprodução assistida. Portanto, a pequena produtividade não é uma característica associada à pecuária intensiva.
10) João é um pequeno produtor rural que tem um rebanho diminuto de vacas. Os animais vivem soltos no pasto e comem alimentos disponíveis na natureza. O pecuarista utiliza métodos tradicionais para a ordenha de vacas e emprega ferramentas manuais nesse processo.
O trecho acima exemplifica qual modalidade de pecuária?
- A) Extensiva.
- B) Intermitente.
- C) Orgânica.
- D) Intensiva.
- E) Nômade.
A resposta correta é:
A) Extensiva.
A pecuária extensiva é caracterizada pela adoção de técnicas tradicionais de criação animal e, por conseguinte, pela pouca utilização de tecnologias agropecuárias nos rebanhos. Os animais são criados de maneira livre e diversa, possuem alimentação mais natural e desfrutam de condições de vida mais próximas do seu ambiente natural.