Questões Sobre Pirâmide Etária Da População Brasileira - Geografia - Vestibular Tradicional
1) Relacione os indicadores demográficos às suas respectivas definições:
- A) 2,1,3,4
- B) 2,3,1,4
- C) 3,2,4,1
- D) 3,1,4,2
2) Sobre a pirâmide etária da população brasileira, assinale a alternativa incorreta:
- A) Anteriormente, nascia no Brasil um número elevado de crianças, portanto, apresentava-se uma pirâmide com base estreita, indicando baixo número de idosos, e topo alargado, indicando elevada taxa de natalidade.
- B) A pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos de barras horizontais, indicando a faixa etária separada por sexo: homens à esquerda, e mulheres à direita.
- C) Em 1980, o Brasil era considerado um país jovem. Atualmente, é considerado um país adulto com perspectiva de transformar-se em um país idoso até 2050.
- D) A mudança no perfil demográfico brasileiro deve-se a fatores como diminuição da taxa de natalidade somada à diminuição da taxa de mortalidade.
Alternativa correta: Letra A
A base da pirâmide representa o número de crianças e jovens, e o topo representa o número de idosos. Portanto, a base era alargada, e o topo era estreito.
3) (MACK) O Brasil em 2020 será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). É também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
- A) VVV
- B) FVV
- C) VVF
- D) FVF
- E) VFV
LETRA D
I. Falsa: A diminuição da fecundidade no Brasil não está relacionada à necessidade de mão de obra no campo. A mecanização do campo substituiu a mão de obra humana. A queda da fecundidade é decorrente de fatores como urbanização, que mudou a configuração das famílias, e ingresso das mulheres no mercado de trabalho, que tem levado as mulheres a terem filhos cada vez mais tarde.
II. Verdadeira
III. Falsa: O envelhecimento da população demanda elevados custos do Estado com aspectos sociais.
4) (UPE) Analise o gráfico a seguir:
- A) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, apresentando, consequentemente, taxas de longevidade acima das de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos como saúde, escolarização e nutrição.
- B) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil encontra-se no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países como Suécia, Itália e Serra Leoa.
- C) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.
- D) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões brasileiras.
- E) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.
A resposta correta é a letra D.
No Brasil, é possível constatar o declínio da taxa de fecundidade devido a fatores como a intensa urbanização e o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. Esse declínio na taxa de fecundidade e a diminuição da taxa de natalidade resultam no aumento do número de idosos. No entanto, é importante ressaltar que esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões do país. Cada região apresenta características distintas, como índices de urbanização, indicadores sociais e taxas de violência.