Continua após a publicidade..
(UPE) Analise o gráfico a seguir:
Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que
- A) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, apresentando, consequentemente, taxas de longevidade acima das de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos como saúde, escolarização e nutrição.
- B) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil encontra-se no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países como Suécia, Itália e Serra Leoa.
- C) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.
- D) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões brasileiras.
- E) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.
Resposta:
A resposta correta é a letra D.
No Brasil, é possível constatar o declínio da taxa de fecundidade devido a fatores como a intensa urbanização e o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. Esse declínio na taxa de fecundidade e a diminuição da taxa de natalidade resultam no aumento do número de idosos. No entanto, é importante ressaltar que esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões do país. Cada região apresenta características distintas, como índices de urbanização, indicadores sociais e taxas de violência.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário