(Enem) Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química — eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda —, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Mersey e do Tyne.
LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas, nos primórdios da Revolução Industrial, provocou a
- A) busca pela isenção de impostos.
- B) intensa qualificação da mão de obra.
- C) diminuição da distância dos mercados consumidores.
- D) concentração da produção em determinadas regiões do país.
- E) necessidade do desenvolvimento de sistemas de comunicação.
Resposta:
Resposta:
- Letra D
A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas, nos primórdios da Revolução Industrial, provocou a concentração da produção em determinadas regiões do país. Isso se deve à necessidade de proximidade entre as plantas industriais e os recursos naturais, como mencionado por Landes (1994). Assim, as indústrias químicas se estabeleceram em áreas onde havia fácil acesso às grandes quantidades de matérias-primas necessárias para a produção, como os centros mencionados, Glasgow, Mersey e Tyne, na Europa ocidental.
Deixe um comentário