Questões Sobre Problemas Ambientais Rurais - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (Enem 2019) Segundo o pensamento religioso de Padre Cícero Romão Batista (1844–1934), a ação humana do camponês sobre a natureza deveria seguir alguns princípios norteadores, os quais ficaram conhecidos na cultura popular brasileira como “os preceitos ecológicos do Padre Cícero”. Dentre esses preceitos, destaca-se:
“Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.”
FIGUEIREDO, J. B. A. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura popular nordestina. Fortaleza: UFC, 2007.
Comparando o pensamento do Padre Cícero com o atual conhecimento científico, pode-se encontrar elementos de convergência, já que a prática citada contribui primariamente para evitar o/a
- A) erosão.
- B) salinização.
- C) eutrofização.
- D) assoreamento.
- E) desertificação.
2) (Enem 2013) Algumas estimativas apontam que, nos últimos 100 anos, a concentração de gás carbônico na atmosfera aumentou em cerca de 40%, devido principalmente à utilização de combustíveis fósseis pela espécie humana. Alguns estudos demonstram que essa utilização em larga escala promove o aumento do efeito estufa. Outros fatores de origem antrópica que aumentam o efeito estufa são
- A) chuva ácida e destruição da camada de ozônio.
- B) alagamento e inversão térmica.
- C) erosão e extinção das espécies.
- D) poluição das águas e do solo.
- E) queimada e desmatamento.
Resposta: Letra E
As queimadas e os desmatamentos são ações antrópicas que potencializam de forma danosa diversos processos ambientais, como o efeito estufa, contribuindo de forma decisiva para o aumento da temperatura terrestre.
3) (Enem 2012) Estima-se que cerca de 80% da área cultivada do estado de São Paulo esteja sofrendo processo erosivo, causando uma perda de mais de 200 milhões de toneladas de solo por ano. 70% desse solo chegam aos mananciais, causando assoreamento e poluição.
ZOCCAL, J. C. Adequação de erosões: causas, consequências e controle da erosão rural. Soluções cadernos de estudos em conservação do solo e água. Presidente Prudente: Codasp, v. 1, n. 1, maio 2007 (adaptado).
Como São Paulo, todo o Brasil sofre com o problema da deflagração e aceleração da erosão hídrica em áreas cultivadas, sendo que a perda de solos por esse tipo de erosão caracteriza-se por ser
- A) mais intensa em solos onde se utiliza a técnica de associação de culturas, em comparação com cultivos que deixam a maior parte do solo exposto às intempéries.
- B) menos intensa em solos que, revolvidos, ficam expostos às chuvas, em comparação àqueles onde são aplicadas técnicas de plantio direto.
- C) mais intensa nos solos onde são realizados cultivos temporários, em comparação àqueles sobre os quais as coberturas de mata são preservadas.
- D) mais intensa em solos expostos a chuvas bem distribuídas, em comparação àqueles sobre os quais a quantidade de chuvas é concentrada ao longo do ano.
- E) menos intensa nos solos cujos alinhamentos dos cultivos seguem as linhas de maior inclinação, em comparação àqueles onde são aplicadas técnicas de terraceamento.
Letra C
A erosão é mais intensa nos solos onde são realizados cultivos temporários, em comparação àqueles sobre os quais as coberturas de mata são preservadas. Isso ocorre devido à remoção da vegetação nativa para fins agrícolas, o que aumenta a exposição do solo às intempéries e facilita o processo de erosão hídrica.
4) (Enem 2011) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
- A) a aração.
- B) o terraceamento.
- C) o pousio.
- D) a drenagem.
- E) o desmatamento.
5) Assinale a alternativa que indica uma consequência dos problemas ambientais no campo:
- A) Prevenção da poluição do ar.
- B) Limpeza dos terrenos baldios.
- C) Aumento da oferta hídrica.
- D) Mudança no regime de chuvas.
- E) Melhoria da fertilidade do solo.
A alternativa correta é letra D.
Os problemas ambientais no campo, como desmatamento e queimadas, têm o potencial de mudar o regime hídrico das regiões rurais. Portanto, há o temor de grandes perdas geradas pelas secas em áreas agrícolas densamente transformadas pelo ser humano.
6) Um dos motivos do desmatamento no Brasil é a
- A) expansão da fronteira agrícola.
- B) fabricação de bens renováveis.
- C) construção de usinas nucleares.
- D) constituição de tribos indígenas.
- E) produção de verduras orgânicas.
Alternativa correta: A
Um dos motivos do desmatamento no Brasil é a expansão da fronteira agrícola. Essa expansão resulta na remoção de grandes áreas de vegetação para criar espaço para atividades agrícolas, como a plantação de soja e a criação de gado. Este processo é uma das principais razões para a perda de florestas, especialmente na região amazônica, levando a impactos significativos no ecossistema e na biodiversidade.
7) Qual alternativa apresenta uma consequência do desmatamento para o meio rural?
- A) Redução da qualidade do solo.
- B) Aumento do volume de espécies.
- C) Acentuação da biodiversidade.
- D) Redução dos volumes de pragas.
- E) Melhoria da produção agrária.
Resposta:
Alternativa Correta: A) Redução da qualidade do solo.
O desmatamento tem diversas consequências negativas, como, por exemplo, a redução da qualidade e fertilidade do solo, que perde a sua cobertura original.
8) A remoção da vegetação nativa é um dos elementos disparadores do processo de
- A) sedimentação.
- B) erosão.
- C) lixiviação.
- D) solidificação.
- E) impermeabilização.
Resposta: Letra B
A erosão é um processo natural potencializado pelas atividades humanas, principalmente por meio da remoção da vegetação nativa do solo. Ela gera um grande desgaste do solo, até mesmo a perda de grandes áreas agrícolas.
9) A poluição do ar é um problema comum das grandes cidades, mas também das áreas rurais. Normalmente, no campo a poluição do ar é gerada pela
- A) instalação de indústrias.
- B) movimentação de carros.
- C) ocorrência de queimadas.
- D) geração de bioenergia.
- E) produção de leguminosas.
A ocorrência de queimadas é a principal causa da poluição do ar no meio rural. Elas são utilizadas principalmente para a limpeza de terrenos. Ademais, as queimadas provocam prejuízos irreversíveis ao solo e à vegetação, além da perda da fertilidade.
10) O Brasil é dos países campeões no registro de problemas ambientais no meio rural. Um dos problemas ambientais mais comuns no país é o
- A) intemperismo.
- B) vulcanismo.
- C) desmatamento.
- D) tectonismo.
- E) congelamento.
C) desmatamento.
O Brasil é um dos países que registra uma alta incidência de problemas ambientais no meio rural. Um dos problemas mais comuns é o desmatamento, que consiste na remoção da vegetação nativa, principalmente para atividades agropecuárias. O desmatamento no Brasil é alarmante, com números preocupantes de remoção de vegetação.Essa prática causa impactos significativos no meio ambiente, como a perda da biodiversidade, o comprometimento dos recursos hídricos e do solo, além de contribuir para as mudanças climáticas. É necessário tomar medidas e implementar políticas de conservação e preservação, visando a redução do desmatamento e a promoção do desenvolvimento sustentável.