Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UEL) Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera, onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A resposta correta é a letra E: Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.

O fenômeno da inversão térmica ocorre quando uma camada de ar quente fica aprisionada entre duas camadas de ar frio. Nesse caso, a massa de ar quente impede o movimento ascendente do ar, dificultando a dispersão dos poluentes presentes na atmosfera.

Esse fenômeno é especialmente problemático em ambientes com elevado número de indústrias e circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, onde a poluição do ar é mais intensa. A falta de ventos que possam dispersar os poluentes pode causar problemas respiratórios na população exposta a essas condições.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *