Continua após a publicidade..
(UFPB) A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.
Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é
a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
- A) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
- B) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.
- C) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.
- D) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
- E) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A resposta correta é a letra C) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.
No Brasil, a ocorrência de chuvas ácidas ocorre principalmente nas áreas de produção industrial. A queima de carvão mineral libera dióxido de enxofre à atmosfera. Ao reagir com o vapor d'água, ele dá origem ao ácido sulfúrico, que pode precipitar-se com as chuvas, formando as chuvas ácidas.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário