“A urbanização brasileira teve um caráter concentrador e excluiu boa parte da sociedade de seus benefícios. A velocidade com que se processou a urbanização no país criou algumas dificuldades para o poder público suprir o espaço das cidades, especialmente das grandes, com a infraestrutura urbana e os serviços sociais necessários ao bem-estar da população. Isso, evidentemente, é agravado em razão de as políticas de planejamento urbano estarem voltadas, prioritariamente, para as classes média e alta”.
LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.513.
As contradições presentes no processo de produção do espaço urbano brasileiro são muitas. Dentre os seus efeitos mais visíveis, podemos citar:
I. A falta de moradia e favelização;
II. A ausência de mobilidade urbana;
III. Os elevados índices de violência;
IV. A baixa especulação imobiliária;
V. A pequena procura por transportes de massa;
Estão corretas as afirmativas:
- A) I, II e IV
- B) II, III e V
- C) I, II e III
- D) III e IV e V
- E) I, IV e V
Resposta:
I – Verdadeiro – Uma das contradições mais visíveis nas cidades brasileiras é a falta de moradia, com o aumento de ocupações irregulares e favelas.
II – Verdadeiro – A falta de mobilidade é fruto do crescimento rápido e desordenado, que dificulta a instalação de infraestruturas que beneficiem os deslocamentos.
III – Verdadeiro – A grande violência nos centros urbanos é um dos problemas mais graves vivenciados no Brasil e expressa-se mais fortemente nas áreas periféricas.
IV – Falso – A especulação imobiliária nas cidades brasileiras é muito alta, o que eleva o preço dos solos e dificulta a posse de terras e propriedades pelas famílias de baixa renda.
V. – Falso – A procura de transportes de massa nas cidades é muito grande, em razão da elevada necessidade de deslocamento.
Alternativa correta: letra C
Deixe um comentário