Continua após a publicidade..
(Urca 2019) Sobre a região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
- A) É formada por nove estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco (incluindo Fernando de Noronha), Alagoas, Sergipe e Bahia; e é comumente dividida em quatro sub-regiões, sendo elas: Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata.
- B) Quanto à hierarquia das cidades, as três metrópoles nordestinas (Salvador, Fortaleza e Teresina) localizam-se no litoral. As outras capitais dos estados nordestinos são centros regionais que polarizam o comércio de confecções, artesanatos e atraem turistas de várias partes do mundo, atraídos pelo litoral e pela culinária dessas localidades.
- C) Quanto ao setor agrícola, destacam-se duas importantes monoculturas cultivadas na Zona da Mata, que são a cana-de-açúcar e cacau; no Meio-Norte, têm crescido as plantações de soja no sul dos estados do Maranhão e Piauí; e no Sertão subsiste a agricultura tradicional, como milho, arroz, feijão, entre outras, cultivadas nos vales mais úmidos e nas encostas e pés de serras.
- D) O turismo científico (pesquisa) é outra atividade econômica de grande importância para a região, desenvolvido por causa das potencialidades naturais, como o Parque Nacional da Serra da Capivara/PI (pinturas rupestres); Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha/PE; Parque Nacional da Chapada Diamantina/BA, como também ao sul do Ceará, o Geoparque Araripe (primeiro geopark das Américas).
- E) Na pecuária predomina a criação de animais de pequeno porte como asininos, caprinos, ovinos e suínos, e também a criação de bovinos (estes, tradicionalmente, desenvolvidos no Sertão de forma extensiva). A pecuária leiteira é praticada no Agreste e é voltada para o abastecimento da Zona da Mata.
Continua após a publicidade..
Resposta:
Alternativa correta: Letra B
A cidade de Teresina, apesar de ser uma capital estadual, não está no topo da hierarquia urbana nordestina, sendo esta posição ocupada pelos municípios de Salvador, Recife e Fortaleza.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário