Continua após a publicidade..
(IF-BA) As desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana. Quanto maiores as disparidades entre os grupos e as classes sociais, maiores as desigualdades de moradia, de acesso aos serviços públicos e de qualidade de vida, e maior a segregação espacial.
MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 184.
Conforme o texto e os conhecimentos sobre urbanização, a afirmação correta é:
- A) Há uma proliferação de condomínios fechados, principalmente nas grandes cidades, devido ao medo da violência urbana, reduzindo deste modo a segregação socioespacial.
- B) O fenômeno da multiplicação dos condomínios fechados, que está ocorrendo principalmente nas grandes cidades brasileiras, acentua a exclusão social e reduz os espaços públicos, visto que propicia o aumento dos espaços privados e de circulação restrita.
- C) As favelas que se formam nas grandes cidades estão diretamente relacionadas ao baixo poder socioeconômico dos seus habitantes. No entanto, estes aglomerados urbanos demonstram um crescimento ordenado das cidades.
- D) As metrópoles brasileiras sempre possuem condições de absorver o contingente populacional proveniente do êxodo rural, uma vez que ações de planejamento do Estado encontram soluções que garantem o direito à moradia e à preservação ambiental.
- E) O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no Brasil ocorre através da ocupação a prédios ou espaços abandonados, públicos ou privados, sobretudo em áreas rurais, evidenciando deste modo o problema habitacional.
Continua após a publicidade..
Resposta:
Resposta: Letra B
O fenômeno da multiplicação dos condomínios fechados, que está ocorrendo principalmente nas grandes cidades brasileiras, acentua a exclusão social e reduz os espaços públicos, visto que propicia o aumento dos espaços privados e de circulação restrita. Os condomínios fechados são um exemplo do processo de segregação urbana voltado para as populações de elevada renda, representando espacialmente as diferenças de renda presentes nas cidades do Brasil.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário