“Embora a agropecuária seja a princípio uma atividade econômica ligada ao setor primário, atualmente, em virtude do desenvolvimento técnico-científico informacional ocorrido no campo, muitas das atividades se encaixam nos setores secundário e terciário, como é o caso das agroindústrias, das fazendas modernas de gado leiteiro, entre outras […]”.
MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: espaço brasileiro. Volume 02, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.114.
Um dos fatores histórico-sociais que contribuíram para a expansão da agropecuária nos setores secundário e terciário foi:
- A) o processo de divisão de Terras no início do século XX.
- B) a expansão da economia cafeeira ao final do século XIX.
- C) a implantação da Revolução Verde na segunda metade do século XX.
- D) as transformações no cenário político nacional no início do século XXI.
- E) a realização da reforma agrária brasileira ao longo das três últimas décadas.
Resposta:
Alternativa correta: letra C
Um dos fatores histórico-sociais que contribuíram para a expansão da agropecuária nos setores secundário e terciário foi a implantação da Revolução Verde na segunda metade do século XX. A Revolução Verde trouxe melhorias tecnológicas para o campo, aumentando a produtividade e contribuindo para a mecanização da agropecuária. Esse avanço tecnológico permitiu que muitas atividades agropecuárias se encaixassem nos setores secundário e terciário da economia, como as agroindústrias e as fazendas modernas de gado leiteiro, conforme mencionado no trecho fornecido.
Deixe um comentário