Continua após a publicidade..
(Uneal 2013) O Brasil, por suas características de crescimento econômico, e apesar da crise econômica e do retrocesso político das últimas décadas, é classificado como um país moderno. Tal conceito pode ser, na verdade, questionado se levarmos em conta indicadores sociais: o grande número de desempregados, o índice de analfabetismo, o deficit de moradia, o sucateamento da saúde, enfim, a avalanche de brasileiros envolvidos e tragados num processo de repetidas migrações. Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a “globalização”, a qual impacta de forma negativa:
- A) na mão de obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo os salários caírem vertiginosamente.
- B) nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da exclusão social.
- C) na mão de obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório.
- D) nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional.
- E) no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos.
Resposta:
Alternativa Correta: B) Nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da exclusão social.
Letra B.
A globalização, apesar dos avanços dos transportes e das comunicações, contribuiu para o aumento da concentração de renda nos países desenvolvidos. Já nos países subdesenvolvidos, esse processo acentuou a exclusão social, por meio da exacerbada desigualdade de renda característica dessas nações.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário