(PUC-PR) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em setembro de 2010 os resultados da Pesquisa Nacional sobre Amostra Domiciliar (Pnad) referente às taxas de fecundidade nos últimos dez anos no Brasil. Os dados sobre o número de filhos por mulher são os seguintes:
Com base nesses dados, assinale a alternativa correta:
- A) O aumento das taxas em 2009 evidencia que o Brasil é um país que tem explosão demográfica.
- B) Os indicadores demonstram que as taxas de mortalidade são superiores às taxas de natalidade, evidenciando redução demográfica.
- C) O índice de 2009 indica ligeiro aumento na taxa de fecundidade, não caracterizando crescimento demográfico explosivo.
- D) Esses números indicam que o Brasil é um país com taxas negativas de crescimento demográfico, demonstrando a política estatal de filho único.
- E) Caso essas taxas de fecundidade sejam mantidas, o Brasil, em uma década, ultrapassará o total da população da Índia.
Resposta:
C
a) Falsa. O aumento da taxa de fecundidade em 2009 não pode ser considerado a evidência de uma explosão demográfica, visto que não foi um aumento anormal. O aumento provavelmente está relacionado com a melhoria da qualidade de vida e avanços na saúde.
b) Falsa. Não há indicação de que as taxas de mortalidade são maiores que às taxas de natalidade, visto que em 2009 houve aumento da fecundidade.
c) Correta.
d) Falsa. Os números apresentados na tabela não indicam que o Brasil possui taxas negativas de crescimento, tendo em vista o aumento da fecundidade de 2008 para 2009, indicando crescimento populacional.
e) Falsa. Essa taxa de fecundidade apresentada no Brasil não indica explosão demográfica.
Deixe um comentário