Questões Sobre Teorias Demográficas - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (FGV)
- A) Concorda com a teoria Reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo, constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessários à sobrevivência humana.
- B) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países pobres para que eles possam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos.
- C) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países pobres, entendendo a fecundidade como uma variável independente a ser controlada.
- D) Nega a teoria Neomalthusiana, que identifica uma população numerosa como principal causa do desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais.
- E) Comprova a teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento dos recursos naturais, defendendo a necessidade de reformas socioeconômicas para preservá-los.
Alternativa correta: letra D
O trecho do texto apresentado comprova a teoria Neomalthusiana ao destacar que os países ricos, devido ao seu alto nível de consumo, são responsáveis por grande parte do aumento da utilização de recursos naturais. Isso contrapõe a ideia de que a população numerosa dos países pobres seria a principal causa da miséria e da degradação ambiental, defendida pela teoria Malthusiana. Portanto, a correlação entre crescimento populacional e esgotamento dos recursos, apresentada no texto, está em concordância com os princípios da teoria Neomalthusiana.
2) “A transição demográfica é um dos fenômenos estruturais que ameaçam os Estados Sociais desde a segunda metade do século passado. Embora se cuide de um fenômeno universal, recebendo o influxo das condições históricas dos diferentes países e regiões, ele se manifesta de formas não lineares e assimétricas. Há uma tendência de ocorrer de forma diferente nos países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento e no chamado terceiro mundo”.
- A) ao quadro efêmero do crescimento demográfico
- B) ao combate às políticas de controle de natalidade
- C) ao crescimento não previsível da população mundial
- D) aos processos de expansão demográfica e migração internacional
- E) à correlação entre força de trabalho disponível e a demanda necessária
A teoria da transição demográfica afirma que não há um crescimento acelerado em forma de explosão linear da população, mas que esse processo é mais ou menos cíclico, embora não constante. Assim, um crescimento demográfico inicial é estabilizado após uma rápida queda das taxas de mortalidade e, posteriormente, de natalidade. Trata-se, portanto, de um retrato do quadro transitório (efêmero) da demografia mundial.
Alternativa correta: letra A
3) “[…] Agora começa a ganhar fôlego no meio acadêmico a escola dos neomalthusianos. Eles acham que a armadilha agora é gente demais vivendo num meio ambiente degradado demais. Em 2050, prevê-se, seremos 9,2 bilhões de pessoas – ou 2,5 bilhões a mais do que hoje”.
- A) impede que qualquer tipo de controle populacional seja implementado pelo Estado em termos de políticas públicas.
- B) defende a difusão de métodos contraceptivos, planejamento familiar e outras medidas de redução da natalidade.
- C) apregoa o retorno do crescimento das taxas da mortalidade como mal necessário frente à explosão demográfica
- D) considera a necessidade de se impor um controle da moral da população, em que os casais só devem procriar se tiverem condições financeiras.
- E) afirma que a única saída para a explosão demográfica é a migração em massa das regiões povoadas para áreas desabitadas.
O neomalthusianismo difere do malthusianismo clássico no sentido de considerar necessária a implementação de métodos contraceptivos para o controle do crescimento demográfico da população mundial. Thomas Malthus, em razão de sua orientação religiosa, era contra essas premissas, defendendo aquilo que chamava de “controle moral”.
Alternativa correta: letra B
4) “O crescimento sem precedentes da população mundial nos últimos 50 anos, até alcançar 7 bilhões de pessoas neste ano, reavivou as preocupações sobre a chegada de uma grande crise demográfica.
- A) reformista
- B) desenvolvimentista
- C) malthusiana
- D) explosão demográfica
- E) agrodemográfica
A teoria que se preocupa com o crescimento populacional frente à disponibilidade de alimentos é a malthusiana. Thomas R. Malthus defendia que o crescimento da população obedeceria aos termos de uma progressão geométrica, enquanto os alimentos evoluiriam conforme uma progressão aritmética.
Alternativa correta: letra C