Continua após a publicidade..
(FGV 2016) Antes de tudo, é preciso que se entenda o que é capital financeiro. Trata-se da parte do capital destinada a financiar atividades econômicas, em troca de rendimentos provenientes de juros de empréstimos ou outros tipos de aplicação. É bom ressaltar que, para obter essa renda, não é preciso aplicar diretamente no processo de produção.
OLIVA, Jaime; GIANSANTI, Roberto. Espaço e modernidade: temas da geografia mundial. São Paulo: Atual.
Com relação ao sistema financeiro internacional, assinale a afirmação incorreta.
- A) A metáfora “economia do cassino” descreve a especulação e a mobilidade transfonteira do capital no mundo.
- B) O uso indiscriminado das aplicações financeiras sem que esse capital retorne à produção é o que se chama especulação financeira.
- C) A circulação de capitais excedentes das economias nacionais mais avançadas está restrita aos mercados dos países que integram seus blocos econômicos.
- D) O dinheiro cibernético (virtual ou invisível), utilizado no sistema financeiro, é transferido via redes de telecomunicações, como a internet.
- E) Os chamados centros financeiros offshore são parte das redes de operações financeiras protegidas pelo anonimato e das redes financeiras de lavagem de dinheiro.
Resposta:
Letra C
A afirmação incorreta é a letra C. Durante a Terceira Revolução Industrial, o fluxo de capital aumentou significativamente em escala global, impulsionado pelo desenvolvimento do capitalismo financeiro. Isso resultou na ampla circulação de capital não apenas dentro de blocos econômicos regionais, mas também entre diferentes regiões do mundo. Portanto, não é correto afirmar que a circulação de capitais excedentes das economias mais avançadas esteja restrita aos mercados dos países que integram seus blocos econômicos.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário