Continua após a publicidade..
As reivindicações da sociedade civil e organizações para a proteção das crianças têm obtido resultados positivos no que se refere à redução do trabalho infantil. Entretanto, ainda persistem as práticas de utilização da mão de obra de crianças. Sobre esse tema, estão corretas as proposições abaixo, exceto:
- A) Nos grandes centros urbanos, é habitual encontrar crianças e adolescentes trabalhando como engraxates, flanelinhas, guardadores e lavadores de carros, vendedores, malabaristas, distribuidores de panfletos em semáforos, catadores de latinhas, em lixões etc.
- B) Ainda é comum a ocorrência de crianças desenvolvendo serviços domésticos remunerados ou em suas próprias casas ou nas residências de seus patrões.
- C) No ambiente rural, também é frequente o uso da mão de obra infantil para a realização de atividades laborais em pequenas propriedades agrícolas.
- D) O trabalho das crianças nos grandes centros urbanos é, sem dúvida, muito mais seguro para as crianças e adolescentes que exercem alguma atividade remunerada. Os locais onde habitualmente trabalham não oferecem tantas possibilidades de acidentes e doenças como ocorre no ambiente rural.
- E) Milhões de crianças ainda trabalham em todo o mundo, e um número significativo desempenha funções que colocam a sua saúde, segurança e o seu desenvolvimento em risco.
Resposta:
Letra D
O trabalho infantil nos grandes centros urbanos pode causar tanto ou mais impactos à saúde e probabilidades de acidentes que o trabalho rural. As condições em que as crianças trabalham na cidade são perigosas e insalubres, já que uma parte considerável trabalha no trânsito frenético das grandes cidades e em contato com o lixo, já que muitos trabalham como catadores de latinhas ou em lixões.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário