Questões Sobre Transição Demográfica - Geografia - Vestibular Tradicional
1) (Mackenzie) Leia o texto a seguir para responder a questão.
- A) O deficit previdenciário é um problema grave da Europa, pois sua população ainda se encontra na primeira fase do processo de transição demográfica, apresentando redução constante dos índices de mortalidade e aumento da expectativa de vida. Os índices elevados de natalidade, pouco superiores às médias mundiais, não têm sido suficientes para a reposição da mão de obra e, consequentemente, das contribuições previdenciárias.
- B) A população europeia encontra-se na segunda fase do processo de transição demográfica, caracterizando-se por uma queda recente dos índices de natalidade, o que garante a mão de obra compatível com as contribuições previdenciárias. Desse modo, o problema do deficit se justifica apenas pela crise econômica deflagrada em 2008.
- C) A contínua elevação da expectativa de vida fez aumentar a proporção de idosos no continente europeu, ao mesmo tempo em que a reduzida taxa de natalidade fez com que a proporção da população economicamente ativa não acompanhasse esse crescimento. Esses dois fenômenos, combinados, provocam o deficit previdenciário, agravado pela crise econômica.
- D) A população europeia é chamada de “madura” ou “envelhecida”, pois a proporção média de idosos (pessoas acima de 60 anos) nos países do continente ultrapassa os 60% da população total. Nesse contexto, os gastos com aposentadorias e pensões tornam-se muito superiores ao volume das contribuições previdenciárias.
- E) A grande participação de imigrantes ilegais é a principal causa do deficit previdenciário nos países europeus, sobretudo na sua porção ocidental. Países como França e Alemanha apresentam grandes percentuais de estrangeiros irregulares, notadamente argelinos e turcos. Esses imigrantes, por serem ilegais, não trabalham, mas consomem os recursos previdenciários sob a forma de aposentadorias e pensões.
Letra C
A contínua elevação da expectativa de vida fez aumentar a proporção de idosos no continente europeu, ao mesmo tempo em que a reduzida taxa de natalidade fez com que a proporção da população economicamente ativa não acompanhasse esse crescimento. Esses dois fenômenos, combinados, provocam o deficit previdenciário, agravado pela crise econômica.
2) (Uenp) Sobre a distribuição da população brasileira nas últimas décadas, assinale a alternativa correta.
- A) A população brasileira cresceu em função de mudanças nas taxas de fecundidade e mortalidade, o que determinou um equilíbrio quantitativo entre crianças, jovens, adultos e idosos no país.
- B) A redução nos níveis de mortalidade nas diversas regiões do Brasil propiciou uma demanda crescente por alimentação e serviços, provocando a desestabilização na economia do país.
- C) Apesar dos avanços na medicina, a expectativa de vida ao nascer se mantém em torno de 64 anos de idade, devido às condições insalubres de vida da maioria da população brasileira.
- D) O Brasil passa por um período de transição demográfica em que se verificam um número menor de filhos por mulher e aumentos sucessivos na expectativa de vida da população.
- E) O Brasil apresenta uma estrutura etária jovem, tendência que se manterá estável nas próximas décadas, em razão dos incentivos governamentais para os casais terem mais filhos.
Alternativa correta:
- Letra D) O Brasil passa por um período de transição demográfica em que se verificam um número menor de filhos por mulher e aumentos sucessivos na expectativa de vida da população.
O Brasil passa atualmente pela terceira fase da transição demográfica, que indica que a população local registra menores volumes de nascimentos e crescimento significativo da população idosa.
3) (Unesp 2018) Em seu processo de transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico-sanitária. Essas mudanças provocaram
- A) a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida.
- B) a ampliação da taxa de natalidade e o aumento da população relativa.
- C) a redução da taxa de dependência e a diminuição do número de idosos.
- D) a ampliação da taxa de fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos.
- E) a redução da taxa de fertilidade e a diminuição da população absoluta.
Resposta: A) a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida.
Explicação: A transição demográfica no Brasil, impulsionada pela revolução médico-sanitária, resultou na redução da taxa de mortalidade e no aumento da expectativa de vida. Isso ocorreu devido à melhoria das condições de saúde e saneamento no país, contribuindo para um maior controle de doenças e um aumento da qualidade de vida da população.
4) (UPE 2021) Algo nem sempre reconhecido, mas com efeitos possivelmente benéficos para toda a sociedade brasileira, refere-se àquilo que alguns denominam janela de oportunidades, enquanto outros chamam de “bônus demográfico”, ou “dividendo demográfico”. Esses termos são corolários da transição demográfica.
- A) A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e de mortalidade para uma etapa de níveis baixos, em ambas as componentes.
- B) Quando um país ou região se apresenta com a taxa de mortalidade da população superando a densidade demográfica, diz-se que se encontra na transição demográfica.
- C) Durante a transição demográfica que ocorre num país, configura-se uma situação de Pleno Emprego na economia.
- D) As rápidas mudanças na estrutura etária da população não têm implicações no crescimento econômico, sobretudo em países que se encontram em desenvolvimento.
- E) O Brasil mergulhou na fase de Transição Demográfica, e isso acarretou objetivamente as frequentes crises recessivas na economia do país.
Letra A
A transição demográfica é a passagem de uma situação de equilíbrio no crescimento populacional, caracterizado por altos níveis de fecundidade e mortalidade, para uma etapa de níveis baixos em ambas as componentes. Nessa transição, ocorre uma diminuição gradual da taxa de natalidade e posteriormente uma queda na taxa de mortalidade, resultando em um crescimento populacional mais lento.
5) As alternativas abaixo apresentam consequências da transição demográfica, com exceção da(o)
- A) diminuição da população economicamente ativa.
- B) sobrecarga dos sistemas previdenciários locais.
- C) retração da oferta de mão de obra disponível.
- D) aumento do número de idosos na população.
- E) crescimento acelerado do êxodo rural.
Alternativa correta: E) crescimento acelerado do êxodo rural.
O êxodo rural não é uma consequência direta da transição demográfica, mas sim um reflexo de diferentes dinâmicas socioeconômicas, especialmente o fenômeno da urbanização. A transição demográfica está mais relacionada a mudanças na estrutura etária da população, como o aumento do número de idosos, retração da oferta de mão de obra disponível, sobrecarga dos sistemas previdenciários locais e diminuição da população economicamente ativa.
6) O Brasil, quando consideradas as fases da transição demográfica, encontra-se atualmente na(o):
- A) desaceleração demográfica
- B) aceleração demográfica
- C) estabilização demográfica
- D) crescimento demográfico
- E) pré-transição demográfica
Letra A
O Brasil ocupa a terceira fase da transição demográfica, chamada de desaceleração demográfica, experimentada por nações que possuem certo grau de desenvolvimento e industrialização.
7) A fase de estabilização demográfica de uma população é caracterizada principalmente pela
- A) pequena natalidade e elevada longevidade.
- B) amplitude da mortalidade e baixa natalidade.
- C) reduzida natalidade e baixa longevidade.
- D) redução da mortalidade e elevada natalidade.
- E) diminuição da renda e baixa natalidade.
- A) pequena natalidade e elevada longevidade.
- B) amplitude da mortalidade e baixa natalidade.
- C) reduzida natalidade e baixa longevidade.
- D) redução da mortalidade e elevada natalidade.
- E) diminuição da renda e baixa natalidade.
A alternativa correta é a letra A. A fase de estabilização demográfica de uma população é caracterizada pela pequena natalidade e elevada longevidade. Esses indicadores demográficos refletem um cenário de estagnação do crescimento populacional por vias naturais, onde o número de nascimentos é baixo e as pessoas vivem por mais tempo.
8) A fase de desaceleração demográfica é típica de países classificados como
- A) emergentes e pouco desenvolvidos.
- B) desenvolvidos e muito industrializados.
- C) subdesenvolvidos e de população rural.
- D) desenvolvidos e pouco industrializados.
- E) emergentes e de população rural.
Letra B
A desaceleração demográfica é um fenômeno visualizado especialmente em países desenvolvidos e industrializados, nos quais há uma queda acentuada da fecundidade e, ainda, um aumento expressivo da longevidade.
9) Um aspecto que contribui decisivamente para a fase de explosão demográfica de uma população é a
- A) melhoria dos sistemas de saúde locais.
- B) diminuição da renda salarial média.
- C) construção de políticas empregatícias.
- D) ampliação da qualidade de vida.
- E) retração da longevidade dos indivíduos.
Resposta:
- A) melhoria dos sistemas de saúde locais.
Um aspecto que contribui decisivamente para a fase de explosão demográfica de uma população é a melhoria dos sistemas de saúde locais. A melhoria dos sistemas de saúde e o saneamento básico contribuíram para a diminuição da mortalidade, o aumento da fecundidade e a expansão da longevidade, logo, influenciaram na fase de explosão demográfica de uma população.
10) A pré-transição demográfica é uma fase da transição demográfica caracterizada, entre outros, pela
- A) elevada mortalidade.
- B) aceleração do êxodo rural.
- C) diminuição da natalidade.
- D) ampliação da longevidade.
- E) explosão demográfica.