Questões Sobre Transportes - Geografia - Vestibular Tradicional
Continua após a publicidade..
1) Sobre o sistema de transporte de pessoas e produtos no Brasil assinale a opção incorreta:
- A) O transporte ferroviário está diretamente ligado à expansão da cafeicultura e foi instalado primeiramente no RJ.
- B) O transporte marítimo e fluvial constitui-se na mais importante via de distribuição agro-industrial em função da grande quantidade de produtos transportados pela frota mercante brasileira.
- C) Os investimentos na construção de rodovias foram iniciados na década de 1920, mas seu crescimento efetivo ocorreu a partir de 1950, impulsionado pela indústria automobilística.
- D) Os transportes modernos no setor rodoviário e aéreo foram implantados a partir da segunda metade do século passado.
FAZER COMENTÁRIO- E) O sistema aeroviário é o mais caro, porém, mais rápido.
A alternativa correta é letra B
O transporte fluvial e marítimo no Brasil é pouco difundido. Em algumas regiões do Brasil predominam rios de planalto, dificultando o uso de hidrovias, coisa que não ocorre na Amazônia, onde esse tipo de transporte pode ser usado. Já a navegação de cabotagem ainda não ocorre popularmente, perdendo para as rodovias e quando disponível para as ferrovias.2) A respeito deste mapa sobre tráfego aéreo, são apresentadas as quatro afirmações seguintes.
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) I e IV.
- D) II e III.
FAZER COMENTÁRIO- E) II e IV.
A alternativa correta é letra C
Na análise do mapa, é possível ver que a Europa possui um fluxo intenso de voos, além dos Estados Unidos e Japão, com diversos cuzamentos aéreos e aeroportos com importante número de passageiros. Interligando esses grandes cruzamentos, a rota aérea entre Nova York e Paris se transforma no grande eixo de circulação mundial. Ainda observando o mapa, é possível ver a formação de circuitos secundários no Brasil, na África do Sul e na Índia com fluxos intermediários que ligam os circuitos intermediários com os centrais.3) A região dos cerrados conheceu, a partir dos anos 70, um período de grande expansão e prosperidade. Sua produção agrícola passou de modestos 5%, em 1975, para mais de 30% da produção nacional, em 2000. Assinale a alternativa que indica um fator que pode limitar esse crescimento:
FAZER COMENTÁRIO- A) As estruturas sociais de produção – a agricultura empresarial.
- B) A infra-estrutura de transportes – a facilidade de escoamento da produção.
- C) A horizontalidade do relevo – o emprego de máquinas e equipamentos.
- D) A pesquisa científica – o cultivo da soja em áreas de clima tropical.
- E) Os estabelecimentos com mais de 500 ha – a adoção de modernas técnicas de cultivo
A alternativa correta é letra B
Os meios de transporte de cargas na região dos cerrados são limitados à rodovias que, por vezes, apresentam péssima infra-estrutura. Esse fator aumenta as perdas da produção no escoamento assim como o custo para o empreendedor agrícola, que, muitas vezes, o repassa para o consumidor final. Dessa forma, limita o crescimento e desenvolvimento da agricultura nessa região.4) A figura adiante apresenta uma tendência à expansão do sistema de transportes:
FAZER COMENTÁRIO- A) intermodal.
- B) rodoviário.
- C) ferroviário.
- D) hidroviário.
- E) infoviário.
A alternativa correta é letra A
No mapa podemos destacar dois tipos de transporte para escoamento da soja e para recebimento do algodão do exterior, são os transportes hidroviário e rodiviário interligados. Portanto, a tendência apresentada no mapa, a tendência intermodal que ligará os meios de transporte no Brasil para aumentar a competitividade no mercado interno, com maior rapidez nos fluxos de produtos.5) Sistema de transporte intermodal é:
- A) É a ligação de 02 modalidades de transportes, que precisam estar interligados, de maneira a beneficiar transportadoras e passageiros.
- B) São os meios modernos de transporte terrestre, tais como o metrô e trem bala.
- C) São os modernos aviões, que transportam cada vez mais pessoas e mercadorias, num tempo menor.
- D) É o carro anfíbio, que anda em terra e na água.
FAZER COMENTÁRIO- E) É a ligação de 03 modalidades de transporte (rodoviário, ferroviário e hidroviário), que precisam estar interligados, de maneira a beneficiar transportadoras e passageiros.
A alternativa correta é letra E
O transporte intermodal é a união entre modalidades para conduzir mercadorias. A necessidade de interligação entre as modalidades do transporte é necessária, para tornar mais eficaz o transporte.6) Observe o mapa.
- A) III e II.
- B) V e I.
- C) II e IV.
- D) IV e V.
FAZER COMENTÁRIO- E) I e III.
A alternativa correta é letra E
A produção mineral brasileira está espalhada por todo território nacional. Podemos observar no mapa que nas áreas I (Itaqui, no Maranhão, com escoamento de minério de ferro da Serra dos Carajás) e III (Tubarão, no Espírito Santo, com escoamento de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero) são as regiões com os dois corredores mais importantes no escoamento da produção mineral. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.7) O século XIX foi o século dos trilhos de trens e de bondes.
- A) a prioridade dada aos investimentos governamentais em transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras.
- B) a lentidão na modernização da frota de veículos nas grandes cidades, uma das formas de melhorar a fluidez do tráfego.
- C) o crescimento descontrolado dos transportes clandestinos nas áreas periféricas das grandes cidades.
- D) o predomínio do transporte individual, na forma dos automóveis particulares, em detrimento dos transportes coletivos.
FAZER COMENTÁRIO- E) a falta de obras contra enchentes nas grandes cidades provocando o caos nos transportes em dias chuvosos.
A alternativa correta é letra D
O desenvolvimento dos transportes em cima do discurso rodoviário trouxe grandes problemas, principalmente nas grandes metrópoles, o transporte individual causa problemas de congestionamento, além de segregar as populações mais carentes que vivem afastadas dos centros comerciais. A necessidade do transporte individual se dá pois o transporte público é, muitas vezes, de péssima qualidade.8) Revista Atenção, Editora Página Aberta, ano 2, n 5, 1996 (adaptado)
- A) I, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) III, apenas.
FAZER COMENTÁRIO- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra B
A charge mostra uma situação cada vez mais frequente nas grandes cidades brasileiras e “oferece” uma solução com muito humor. Demonstra, também, uma valorização dos automóveis em relação aos transportes coletivos e expõe a necessidade cada vez mais frequente de se planejar soluções para o fluxo dos veículos pela cidade, visando a melhor circulação de mercadorias, consumidores e trabalhadores. Estão coerentes as assertivas I e II, portanto, a resposta correta é a alternativa B.9) Os fatores que contribuíram para a priorização do transporte rodoviário no Brasil foram
FAZER COMENTÁRIO- A) a topografia acidentada que inviabilizava a utilização das ferrovias e o elevado preço da manutenção dos equipamentos.
- B) a grande extensão territorial que onerava a utilização de outros meios de transportes e a falta de ferrovias.
- C) o elevado custo do transporte hidroviário e a ausência de rios navegáveis.
- D) o desenvolvimento da indústria de bens de consumo duráveis e a entrada das multinacionais no país.
- E) o baixo poder aquisitivo da população e a ausência de um sistema viário eficiente.
A alternativa correta é letra D
Os principais fatores que levaram a priorização do transporte rodiviário foram a entrada do capital internacional no Brasil, principalmente com a vinda de indústrias multinacionais que produziam automóveis, logo a lógica foi impulsionada pelo governo e pelas elites, que desenvolveram seus meios de produção e sua recente industrialização e desenvolvilmento em torno do transporte rodoviário.Continua após a publicidade..10) Em relação ao transporte rodoviário assinale a alternativa correta.
- A) Não é tão rápido, porém é o mais seguro.
- B) É o mais rápido e seguro.
- C) É mais flexível, porém tem um alto custo de manutenção das estradas.
- D) Polui o meio ambiente e é o mais rápido.
FAZER COMENTÁRIO- E) É lento e caro.
1 2 3 Próximo »A alternativa correta é letra C
O transporte rodoviário, maior fluxo de transporte de cargas brasileiro, é o mais flexível. Isso significa uma maior variedade de veículos transportadores e mais servidores para essa função. Entretanto, sua manutenção é a mais onerosa em comparação com o transporte ferroviário e o hidroviário. - B) É o mais rápido e seguro.
- B) a lentidão na modernização da frota de veículos nas grandes cidades, uma das formas de melhorar a fluidez do tráfego.
- B) V e I.
- B) São os meios modernos de transporte terrestre, tais como o metrô e trem bala.
- B) I e III.
- B) O transporte marítimo e fluvial constitui-se na mais importante via de distribuição agro-industrial em função da grande quantidade de produtos transportados pela frota mercante brasileira.