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Questões Sobre Transportes - Geografia - Vestibular Tradicional

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11) “SEM CAMINHÃO O BRASIL PÁRA” A frase lida em um pára-choque de caminhão torna clara

  • A) a necessidade do Brasil adotar o transporte rodoviário como prioridade nacional.
  • B) a forte dependência do Brasil em relação ao transporte rodoviário.
  • C) a vantagem econômica do transporte rodoviário, cujos fretes são os mais baixos.
  • D) a valorização do transporte rodoviário para minérios e petróleo bruto.
  • E) a necessidade do Brasil modernizar suas rodovias, em geral, obsoletas e de traçado antigo.
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A alternativa correta é letra B

A logística de transportes no Brasil foi construída sobre um lógica rodoviária, mesmo sendo o país de tamanho continental, com imensas bacias hidrográficas e que comportaria um transporte hidroviária, ferroviária e costeiro com muito mais eficiência e rapidez, porém no Brasil há uma grande dependência do transporte rodoviário.

12) As redes de transportes são elementos essenciais de integração. Cada tipo atinge os objetivos específicos de custos e de velocidade relativos aos produtos. No Brasil, qual é o meio de transporte mais utilizado?

  • A) Rodoviário
  • B) Aéreo
  • C) Ferroviário
  • D) Dutoviário
  • E) Hidroviário
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A alternativa correta é letra A

 

O meio de transporte mais utilizado é o rodoviario, adotado desde o inicio da república. O Presidente Juscelino Kubitschek  foi outro incentivador de rodovias.

13) As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias 

  • A) foram eletrificadas em virtude dos investimentos realizados após a privatização
  • B) começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete.
  • C) foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista.
  • D) têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes.
  • E) são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação.
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A alternativa correta é letra D

As ferrovias tiveram o seu auge no começo do séc. XX, quando foram fundamentais em ciclos como o do café. Com o governo de JK, as ferrovias perderam espaço para as rodovias, como uma medida para impulsionar a industria automobilística. Depois de anos de estagnação, as ferrovias voltaram a ter utilidade ao serem privatizadas. Entretanto esse crescimento está ocorrendo apenas no transporte de cargas, deixando de lado o de passageiros.

14) Observe o mapa:

  • A)
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)
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A alternativa correta é letra E

A expansão da malha na região I se deu na década de 1970 para promover a exportação dos minérios extraídos de Carajás, em especial o ferro. O porto de Itaqui, localizado em São Luis (MA), é o destino para a exportação. O aumento da malha na região II foi promovido pelos projetos de colonização do Centro-Oeste, que visaram a ocupação do território com a produção de soja. O destino é o porto de Santos, o maior do país. O porto de Paranaguá se localiza na região Sul, no estado do Paraná.

15) Observe o mapa da Malha Ferroviária do Brasil.

  • A)
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)
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A alternativa correta é letra C

O mapa apresentado pelo exercício traz as principais Malhas Ferroviárias do Brasil, envolvendo os corredores de exportação, em que os transportes se integram para escoar a produção mais rapidamente. Assim, esse mapa apresenta os corredores de exportação dos principais produtos da exportação do Brasil. Em I temos o porto de São Luís do Maranhão e Pecém (Ceará), envolvendo como principais produtos o ferro, manganês e frutas. Na região II há o porto de Tubarão e o de Vitória (Espirito Santo), com exportação de celulose, papel e ferro. Por fim, a região III possui o porto de Paranaguá (Paraná) e de Itajaí (Santa Catarina), com a exportação de carne e soja. Concluí-se, então, que a alternativa C é correta.

16) A ampliação das redes de trens de grande velocidade é uma tendência das últimas décadas em países desenvolvidos, e a França é um dos países com maior malha desse tipo. No mapa, utiliza-se o recurso da escala cartográfica para apresentar uma parte da rede ferroviária francesa e algumas das principais cidades servidas por esse meio de transporte. No gráfico, por sua vez, traduz-se a mesma realidade espacial com base no tempo de viagem por trem para as mesmas cidades, a partir de Paris
Uma característica da rede ferroviária francesa e seu principal efeito para o sistema de cidades considerado estão indicados em:

  • A) elevado estágio de modernização – supressão da hierarquia urbana
  • B) localização periférica das linhas – equiparação do grau de centralidade urbana
  • C) distribuição espacial homogênea – diminuição da importância da localização dos centros urbanos
  • D) nível tecnológico diferenciado – favorecimento da acessibilidade de alguns aglomerados urbanos
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A alternativa correta é letra D

Apesar do elevado estágio de modernização da rede ferroviária francesa, ela não se encontra de modo homogêneo. O deslocamento de Paris para outras grandes cidades, como Lyon, Lille e Marselle, costuma ser mais rápido do que para cidades mais próximas. Isto por conta da presença das linhas de trem de grande velocidade.

17) Segundo o mapa ferroviário do Brasil podemos afirmar que: 

  • A) o traçado das ferrovias colaborou efetivamente para a integração inter-regional.
  • B) as ferrovias nordestinas integram completamente a região, incluindo o polígono das secas.
  • C) apesar de pouco densa a rede ferroviária da Amazônia liga os principais centros regionais.
  • D) o traçado reflete o perfil exportador de produtos primários da economia brasileira.
  • E) o traçado alcança as zonas pioneiras e as novas fronteiras agrícolas.
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A alternativa correta é letra D

As ferrovias mostradas no mapa são utilizadas para o escoamento da produção de produtos primários para os portos de Santos, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí, no sul e sudeste e no Nordeste, os portos de Pecém e Suape. No sudeste as ferrovias levam a soja produzida no centro-oeste para o porto de Santos e no Nordeste é escoado a produção de ferro bruto.

18) As ferrovias I e II, destacadas no mapa adiante, têm em comum o fato de:

  • A) percorrerem grandes trechos de planícies inundáveis.
  • B) transportarem minérios até os portos exportadores.
  • C) servirem importantes áreas de produção de grãos destinados à exportação.
  • D)apresentarem em seu percurso importantes entroncamentos com rodovias e hidrovias.
  • E) transportarem grande número de passageiros, além de cargas variadas.
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A alternativa correta é letra B

A ferrovia I fica em Itaqui-MA, um dos locais com maior produção de minério de ferro e a ferrovia II fica em próxima do porto de Santos-ES, outra região de grande produção de minério de ferro. Esses dois locais têm o maior escoamento mineral do Brasil.

19) Genuinamente nacional, possui grande potencial hidrelétrico, é navegável em boa parte de sua extensão e, nos primórdios do período colonial brasileiro, teve um importante papel no processo de interiorização de nosso povoamento. Estamos nos referindo ao rio:

  • A) Amazonas
  • B) Paraguai
  • C) Solimões
  • D) Paraná
  • E) São Francisco
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A alternativa correta é letra E

O rio São Francisco, conhecido como “o rio da integração nacional”, percorre 5 estados e 521 municípios brasileiros desde sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até sua foz no Oceano Atlântico, na divisa entre Alagoas e Sergipe, em mais de 2.800 km de extensão totalmente em território nacional. Seu potencial hidrelétrico, já razoavelmente saturado, é explorado por meio de 6 usinas, cruciais para o fornecimento elétrico do Nordeste. É plenamente navegável entre as cidades de Pirapora, no centro-norte de Minas Gerais, até Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), sendo interligado por ferrovias e rodovias importantes durante todo este percurso. Por conta de seu potencial navegável e sua penetração no sertão brasileiro, teve papel crucial em expedições e bandeiras destinadas a explorar o interior brasileiro durante o período colonial.
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20) Na região Sudeste encontramos a bacia hidrográfica de maior produção energética do país, estando também apta para o transporte de mercadorias através de um sistema de eclusas. Trata-se da bacia:

  • A) do Paraná.
  • B) do São Francisco.
  • C) do Paraguai.
  • D) do Tocantins.
  • E) do Uruguai.
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A alternativa correta é letra A

Na região sudeste, mais especificamente ao sul do Estado de São Paulo, temos um grande potencial energético, contando com diversas usinas. A bacia do Paraná, conta com esse grande potencial energético pelo elevado escoamento de água de seus rios, e grande potencial de transporte de produtos, pois liga as regiões sul e sudeste e a outras bacias hidrográficas.
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