Questões Sobre Transportes - Geografia - Vestibular Tradicional
21) No contexto de um mundo cada vez mais internacionalizado, o uso das hidrovias, ao mesmo tempo em que apresenta relevâncias econômicas, traz problemas ambientais. Assim, assinale a alternativa correta.
- A) O transporte pelos rios exige grande investimento tecnológico, mas apresenta baixa capacidade de volume transportado e contribui para a matança de cardumes.
- B) O transporte por hidrovia apresenta baixa capacidade de volume transportado e não polui as águas pelos resíduos dos motores dos rebocadores.
- C) O transporte por hidrovia, em rios com condições de topografia, relevo e geologia adequados, apresenta menores custos que o rodoviário, aumentando a capacidade de competitividade no mercado internacional; contudo, essa viabilidade econômica exige alterações nos rios (dragagem, construção de portos, correção do trajeto com eliminação dos meandros naturais) e, consequentemente, mudanças no ambiente natural.
- D) O transporte hidroviário, por sua rapidez, é utilizado para transportar minérios e grãos; contudo, a intensificação do uso de barcaças nos rios promove a poluição das águas pelos resíduos dos produtos transportados.
- E) O transporte pela hidrovia é, comprovadamente, mais barato e mais eficiente do que o realizado por rodovias, mas emite gases poluentes e tóxicos para a atmosfera, comprometendo a camada de ozônio.
A alternativa correta é letra C
22) Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Brasileiro aspira sediar os Jogos Olímpicos no Brasil. Para tal, inscreveu o Rio de Janeiro como candidato aos Jogos de 2012, que concorreu com outras cidades, mas acabou desclassificado. Aponte a principal característica que dificultou a escolha do Rio de Janeiro.
- A) Má infra-estrutura de transporte.
- B) Sítio urbano inadequado.
- C) Desigualdade social elevada.
- D) Desemprego da população.
- E) Elevadas temperaturas.
A alternativa correta é letra A
23) Considere a tabela a seguir:
- A) Ex-URSS, França e Alemanha.
- B) Japão, Canadá e Itália.
- C) Ex-URSS, Japão e Brasil.
- D) Brasil, Estados Unidos e Canadá.
- E) Estados Unidos, França e Austrália.
A alternativa correta é letra C
24) A política de transportes no Brasil se caracteriza por:
- A) As afirmativas I e II estão corretas.
- B) As afirmativas II e III estão corretas.
- C) As afirmativas I, II e III estão corretas.
- D) Apenas a afirmativa II está correta.
FAZER COMENTÁRIO- E) As afirmativas I e III estão corretas.
A alternativa correta é letra B
O Brasil se utiliza massivamente do transporte rodoviário para transporte de cargas e passageiros, sendo obrigado a utilizar muitos derivados do petróleo como diesel e gasolina. Esse uso massivo nos obriga a importar muito petróleo, já que o nosso não tem a qualidade devida para combustível. Por não usar um transporte ferroviário, navegação de cabotagem na costa ou hidroviário em rios de planície, muitos produtos se encarecem pelo uso de rodovias.25) (Enem 2013)
FAZER COMENTÁRIO- A) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
- B) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
- C) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
- D) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
- E) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
A necessidade de diferentes modais de transporte que estejam interligados entre si deve-se ao fato de o país apresentar uma dimensão continental. Assim, é necessária a adequação de estratégias para diminuir o tempo de viagem e os gastos elevados com o transporte de mercadorias e matérias-primas.
Alternativa correta: letra B
26) (UNIMONTES)
FAZER COMENTÁRIO- A) A reduzida exploração do potencial de navegação dos rios.
- B) As condições precárias das rodovias que cortam o país.
- C) A saturação da capacidade operacional de portos e aeroportos.
- D) A prioridade dada ao modal ferroviário pela política de transporte nacional.
Alternativa correta: letra D
Um dos fatores que contribuem para o problema abordado no texto é a prioridade dada ao modal ferroviário pela política de transporte nacional. Isso significa que a falta de priorização de outros modais, como as hidrovias e ferrovias, contribui para a ineficiência do transporte de cargas no país.
27) Em geral, países com dimensões continentais encontram mais dificuldade em desenvolver uma logística eficiente, pois, além de enfrentar as distâncias, há o desafio de se superar as diversidades climáticas e os obstáculos naturais. Nesse sentido, esses países precisam desenvolver políticas que visem à diversificação de seus modais e ampliação da tecnologia adequada.
FAZER COMENTÁRIO- A) rodoviário
- B) ferroviário
- C) aéreo
- D) subterrâneo
- E) dutoviário
Alternativa correta: B) ferroviário
Para a integração territorial terrestre em países de dimensões continentais, o mais recomendado é o transporte ferroviário, pois é capaz de integrar longas distâncias com maior quantidade de carga transportada e a um custo menor.
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FAZER COMENTÁRIO- A) os trens de ferro a vapor, no século XVIII.
- B) as aeronaves modernas, no século XX.
- C) as caravelas de longo alcance, no século XVI.
- D) os grandes navios de carga, no século XIX.
- E) os carros com motores, no início do século XX.
O desenvolvimento inicial do sistema capitalista e sua expansão pelo mundo ocorreram a partir do início das grandes navegações europeias, que conseguiram desenvolver e estender o mercado a outros continentes e regiões longínquas.
Alternativa correta: letra C
- B) As afirmativas II e III estão corretas.