Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre A Segunda Guerra Mundial - História - Vestibular Tradicional

Continua após a publicidade..

1) A charge acima reflete um momento crucial do período entre-guerras, no qual a burguesia capitalista faz, em alguns países da Europa, a opção por salvaguardar a sua posição de classe dominante a qualquer custo. Este momento pode ser traduzido por um(a):

(NOVAIS, Carlos Eduardo e RODRIGUES, Vilmar. Capitalismo para
principiantes. São Paulo: Ática, 1991.
  • A) receio com relação ao avanço da classe trabalhadora e uma tentativa de responder ao colapso econômico do sistema capitalista;
  • B) receio com relação aos avanços do comunismo e do pensamento liberal de base keynesiana;
  • C) receio da intromissão norte-americana nos assuntos nacionais, o que levaria a burguesia desses países a uma subordinação ao capital norteamericano;
  • D) tentativa de impedir a deteriorização das economias nacionais e deter o avanço de ideologias de cunho liberal autoritário;
  • E) tentativa de frear o sucesso da social-democracia alemã e italiana que apontava para possibilidades de uma melhor distribuição de renda nacional.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

 Com a crise de 29, muitas economias européias foram totalmente abaladas, ocorrendo inflação, desemprego e outros problemas. Esse cenário se mostrou fértil para que diversos ideais considerados mais radicais ganhassem espaço, como é o caso do socialismo. Com grande indíce de desemprego e sem grandes esperanças, parte da população via no socialismo uma opção para combater a miséria e as dificuldades. Com isso, a burguesia acabou por apoioar outro ideal radical, o totalitarismo, de modo que as ideias de esquerda que pudessem atrapalhar o desenvolvimento da burguesia fossem freadas.
Continua após a publicidade..

2) Observe a figura.

 
Pablo Picasso, Guernica, 1937. Carol Strickland, Arte comentada, 1999
 
A Europa já não é a liberdade e a paz, mas a violência e a guerra. Durante a ocupação alemã de Paris, a alguns críticos alemães que virão lhe falar de Guernica, Picasso responderá com amargura: Não fui eu que a fiz, fizeram-na vocês.
Giulio Carlo Argan, Arte moderna, 1992
 
O comentário de Pablo Picasso, em relação à sua obra Guernica, refere-se:
  • A) à separação entre manifestações artísticas e realidade histórica.
  • B) ao bombardeio alemão da cidade basca em apoio ao general Franco.
  • C) aos massacres cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
  • D) à denúncia da anexação do território espanhol pelas tropas nazistas.
  • E) à aliança dos nazistas com os comunistas no início da Segunda Guerra Mundial.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

A obra de Picasso representa o massacre ordenado pelo General Franco contra os republicanos durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Picasso faz uma crítica ao apoio que o regime nazista dava às tropas de Franco durante essa guerra. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.

3) Leia as afirmativas sobre o período do entre-guerras.

I. Fundado no início dos anos 1920, o Partido Nacional Fascista torna-se rapidamente, na Itália, um forte movimento  de massas ao defender o liberalismo político e os direitos individuais.
II. Mussolini e Hitler chegam ao poder na mesma época e da mesma forma: por meio de golpe de Estado.
III. No livro “Mein Kampf” (Minha Luta), Hitler pregava uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo e no racismo, assim como defendia o fim da decadente civilização liberal e do comunismo.
IV. A Guerra Civil Espanhola (1936) opôs franquistas, que contaram com o apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, e os republicanos, apoiados pelas brigadas
internacionais.
V. A Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi, no Brasil, o partido político que mais se aproximou das idéias totalitárias dos anos 1930 e tinha como lema “Deus, Pátria e Família”.
São corretas as afirmativas
  • A) I, II e III, apenas.
  • B) I, III e IV, apenas.
  • C) II, III, V, apenas.
  • D) III, IV e V, apenas.
  • E) I, II, III, IV e V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

O cenário de caos econômico, social e político deixado pela Primeira Guerra Mundial na Europa foi propício para o surgimento de ideais nacionalistas e protecionistas que buscavam o fortalecimento do Estado e a recuperação da dignidade do povo. O fascismo concentrou todas essas aspirações sob discursos totalitários, racistas e extremistas que se expressaram no nazismo da Alemanha e no franquismo da Espanha. Estas ideias chegaram ao Brasil e a AIB foi o principal movimento a incorporá-las.
Continua após a publicidade..

4) A Conferência Internacional de Munique, em 1938, às vésperas da Segunda Grande Guerra Mundial, corresponde ao ponto mais alto da política de apaziguamento, levada a efeito pela Inglaterra e pela França, quando estas mais cederam diplomaticamente. A principal decisão da Conferência consistiu em:

  • A) Reconhecer o direito alemão à posse dos Sudetos, que deveriam ser entregues pela Tchecoslováquia.
  • B) Reincorporar ao território alemão a região dos Sarre, independentemente do plebiscito a que a população deveria submeter-se, em virtude do Tratado de Versalhes.
  • C) Aceitar a remilitarização da Renânia por parte de Hitler.
  • D) Admitir como irreversível a anexação da Áustria pela Alemanha.
  • E) Reconhecer o direito da Alemanha ao porto de Dantzig, até então em poder da Polônia.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A

A política de apaziguamento dominava o cenário europeu a partir de 1935 quando Hitler passa a desrespeitar o Tratado de versalhes. A anexação da Áustria já havia sido aceita por França e Inglaterra. Incorporar os Sudetos fazia parte dos planos alemães na constituição de seu "espaço vital", e as outras potência europeias estavando evitando ao máximo um enfrentamento direto com Hitler.

5) A imagem reproduzida a seguir é um cartaz de propaganda alemã veiculada durante a Segunda Guerra Mundial. 

  • A) o interesse da Alemanha em transformar a Inglaterra em sede do cristianismo ocidental em oposição ao ateísmo comunista. 
  • B) o pacto de não-agressão entre Alemanha e União Soviética, interessadas na submissão européia. 
  • C) o processo de separação entre Europa ocidental e oriental, ao final do conflito que desencadearia a Guerra Fria. 
  • D) a concepção do nazismo como uma força viril capaz de vencer o bolchevismo internacional e garantir a prosperidade da Europa. 
  • E) a  Inglaterra espalhando seu poder político  pela Europa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D

A imagem mostra claramente a Alemanha como o punho forte da Europa, acertando um golpe numa caricatura de Stálin, derrubando-o. A ameaça do bolchevismo fica clara quando toda a URSS está pintada em vermelho, em oposição ao restante do continente.
Continua após a publicidade..

6) Considere o texto a seguir:

No dia 26 de abril, pela manhã, os pilotos concretizaram a missão de massacrar Guernica e Durango com bombas incendiárias. A estratégia perdurou durante todo o mês de maio. Em 19 de junho de 1937, Bilbao cai. Os bascos insatisfeitos tiveram que partir para o norte dos Pirineus ou para o exílio.
(RICHARD, Lionel. Guernica, agonia de uma guerra. Le
monde Diplomatique. Abril de 2007.)
(http://diplo.org.br/2007-04,a1541. Acesso em 08.03.2010.)
 
Os ataques descritos fazem parte do contexto
  • A) da Primeira Guerra Mundial, uma resposta do governo inglês aos ataques sofridos anteriormente pela Luftwaffe.
  • B) da Guerra Civil Espanhola, em que aviões nazistas bombardearam cidades espanholas numa clara demonstração de força da aviação nazista.
  • C) da Segunda Guerra Mundial, uma resposta de Hitler à recusa de Franco de entrar na guerra ao lado do Eixo.
  • D) da Revolução Mexicana, em que aviões do governo de Porfirio Díaz aniquilaram as cidades zapatistas.
  • E) da Revolução Russa, uma reação do Exército Vermelho à tentativa do regime czarista de retornar ao poder.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

A Alemanha nazista apoiou o exército franquista na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), sendo que o bombardeio em questão serviu, além de demonstração de força, como teste da potência militar da força aérea alemã. A referência à queda de Bilbao em 1937 permite descartar as alternativas a), d) e e), que não se enquadram nesse contexto espacial e temporal, bem como a c), que se refere à Espanha mas fala da Segunda Guerra Mundial, que só começaria em 1939.

7) Em 23 de agosto de 1939, foi assinado em Moscou o chamado Pacto Molotov-Ribbentrop, também conhecido como Pacto Germano-Soviético. A respeito desse pacto é correto afirmar:

  • A) Tratou-se de um armistício duradouro entre a União Soviética e a Alemanha, em razão da entrada da Polônia nos conflitos que levariam à Segunda Guerra Mundial.
  • B) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e o Reino Unido contra a Alemanha nazista, que ameaçava anexar a Polônia, invadir o território francês, e que prejudicava os interesses soviéticos no mar Báltico.
  • C) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a resistência eslava dos territórios da Tchecoslováquia anexados pelos nazistas, que levaria à montagem de um forte grupo de resistência apoiado pelos soviéticos.
  • D) Tratou-se do ato de deflagração da Segunda Guerra Mundial assinado pela União Soviética, Reino Unido, França e Estados Unidos contra as forças da Alemanha e Itália. 
  • E) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a Alemanha, que permitia, entre outros aspectos, a tomada da Polônia pelos nazistas e a invasão da Finlândia pelos soviéticos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

Sendo conhecido por vários nomes, Pacto NaziSoviético, Pacto Hitler-StalinPacto Ribbentrop-Molotov, Pacto Germano-Soviético tratou-se de um pacto de não agressão entre Alemanha e União Soviética, que permitia também que Alemanha e União Soviética atacassem respectivamente a Polônia e a Finlândia. Alem de dividir parte do leste europeu em zonas de influência dominadas por estas duas potencias, serviu também como um período para que as duas nações se preparassem para guerra, transferindo suas indústrias cada vez mais para o interior, já que não demoraria muito para esses países entrarem em conflito, sendo que em 1941 sem aviso prévio a Alemanha invadiu territórios soviéticos na conhecida Operação Barbarossa.
 
 
Continua após a publicidade..

8) Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a Áustria; logo em seguida incorporou a região dos Sudetos, que abrigava minorias alemãs, na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de não agressão e neutralidade com a União Soviética. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 1 de setembro de 1939, com o (a):

  • A) participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invasão de Madri.
  • B) invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
  • C) rompimento do Pacto Germânico-Soviético com a invasão do território russo por tropas nazistas.
  • D) saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia para invadir a Hungria.
  • E) tomada do “corredor polonês”, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B

A Alemanha sob o comando de Hitler vinha reconquistando sua autonomia e expandia sua política externa em um movimento ameaçador sobre o restante da Europa. O conceito do “espaço vital” para o crescimento do povo alemão orientava as ânsias de conquista de Hitler. A anexação da Áustria em 1938 e a incorporação de outras regiões foram aceitas pela comunidade internacional. A invasão da Polônia foi diferente e acarretou com declarações de guerra da França e da Inglaterra ao Terceiro Reich.

9) A figura faz referência ao Pacto Ribbentrop-Molotov, de 1939, como se fosse o casamento de Hitler e Stálin. O referido pacto estabelecia:

Charles K. Berryman, 1939, www.dancodeimagens.blogspot.com/2008/07/charges-ecaricaturas.html  
A figura faz referência ao Pacto Ribbentrop-Molotov, de 1939, como se fosse o casamento de Hitler e Stálin. O referido pacto estabelecia:
  • A) a aliança entre a URSS e a Alemanha em seus projetos de destruição da ordem capitalista, só rompida com a invasão alemã no território soviético, em 1941.
  • B) o compromisso de Stálin em colaborar com a política de perseguição a judeus, homossexuais e ciganos, iniciada na “Noite dos Cristais”.
  • C) o apoio decidido dos soviéticos à política expansionista de Hitler, fornecendo recursos para o esforço de guerra alemão na Tchecoslováquia.
  • D) a união de forças soviéticas e alemãs para combater a ameaça representada pela presença inglesa nos estreitos de Bósforo e Dardanelos.
  • E) o compromisso de não agressão entre alemães e soviéticos, com a partilha da Polônia e a ocupação dos países Bálticos e da Finlândia pelos soviéticos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E

O pacto de não agressão, que tinha a validade de 5 anos, estipulava que a Alemanha e a URSS não entrariam em guerra durante este período. Dentre as cláusulas do pacto, a URSS teria o domínio sobre parte da Polônia e dos Países Bálticos, bem como algumas porções do território finlandês. Tal pacto permitiu a Hitler invadir a Polônia logo em seguida, iniciando a Segunda Guerra Mundial. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..

10) Pablo Picasso (1881-1973) foi um dos mais influentes artistas do século XX.  Criador de mais de 22.000 obras de arte em diversos meios, incluindo cerâmicas, esculturas, litografias, mosaicas e outras formas de arte, ele trabalhou com temas e estilos diferentes. Em qual importante obra Picasso retrata os horrores da guerra?

  • A) Les Demoiselles d’Avignon.
  • B) La baignade.
  • C) Guernica.
  • D) La guerra et la paix.
  • E) Lê hibou de la mort.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C

Picasso pintou um painel em 1937 para uma exposição em Paris chamado "Guernica". Guernica é também o nome de uma cidade espanhola bombardeada neste mesmo ano por aviões da Força Aérea da Alemanha, aliada de Franco, ditador espanhol no período. O quadro retrata um ambiente de destruição e caos, com mortos e ruínas.
1 2