Continua após a publicidade..
Em 23 de agosto de 1939, foi assinado em Moscou o chamado Pacto Molotov-Ribbentrop, também conhecido como Pacto Germano-Soviético. A respeito desse pacto é correto afirmar:
- A) Tratou-se de um armistício duradouro entre a União Soviética e a Alemanha, em razão da entrada da Polônia nos conflitos que levariam à Segunda Guerra Mundial.
- B) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e o Reino Unido contra a Alemanha nazista, que ameaçava anexar a Polônia, invadir o território francês, e que prejudicava os interesses soviéticos no mar Báltico.
- C) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a resistência eslava dos territórios da Tchecoslováquia anexados pelos nazistas, que levaria à montagem de um forte grupo de resistência apoiado pelos soviéticos.
- D) Tratou-se do ato de deflagração da Segunda Guerra Mundial assinado pela União Soviética, Reino Unido, França e Estados Unidos contra as forças da Alemanha e Itália.
- E) Tratou-se de um acordo entre a União Soviética e a Alemanha, que permitia, entre outros aspectos, a tomada da Polônia pelos nazistas e a invasão da Finlândia pelos soviéticos.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Sendo conhecido por vários nomes, Pacto NaziSoviético, Pacto Hitler-Stalin, Pacto Ribbentrop-Molotov, Pacto Germano-Soviético tratou-se de um pacto de não agressão entre Alemanha e União Soviética, que permitia também que Alemanha e União Soviética atacassem respectivamente a Polônia e a Finlândia. Alem de dividir parte do leste europeu em zonas de influência dominadas por estas duas potencias, serviu também como um período para que as duas nações se preparassem para guerra, transferindo suas indústrias cada vez mais para o interior, já que não demoraria muito para esses países entrarem em conflito, sendo que em 1941 sem aviso prévio a Alemanha invadiu territórios soviéticos na conhecida Operação Barbarossa.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário