Questões Sobre Antiguidade Oriental - História - Vestibular Tradicional
1) Os Estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
- A) se opunham ao politeísmo dominante na época;
- B) seus deuses, sempre prontos a castigar os pecadores, desencadearam o Dilúvio;
- C) depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado;
- D) construíram túmulos em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade;
- E) os camponeses constituíam a categoria social inferior.
A alternativa correta é letra C) Os egípcios acreditavam na vida após a morte e no renascimento do corpo
A prática de embalsamar o corpo humano pelos egípcios está associada à crença de que após a morte, a alma poderia voltar ao corpo mumificado. Essa resposta está na alternativa C) Os egípcios acreditavam na vida após a morte e no renascimento do corpo, por isso desenvolveram técnicas avançadas de mumificação para preservar os corpos dos falecidos.
2) As condições geográficas da fenícia, região mediterrânea, determinaram a dupla vocação dos fenícios de:
- A) Comerciantes e industriais
- B) Mercadores e navegantes
- C) Agricultores e comerciantes
- D) Mercadores e agricultores
- E) Comerciantes e artesãos
A alternativa correta é letra B
3) Em relação aos povos da Antiguidade é correto afirmar que:
- A) Os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
- B) Os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
- C) Os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
- D) Os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
- E) Os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.
A alternativa correta é letra B
4) A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:
- A) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
- B) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
- C) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, consequentemente, do comércio.
- D) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
- E) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.
A alternativa correta é letra A
5) Dentre os povos da Antiguidade Oriental, um se destacou pelos exímios navegadores e excelentes comerciantes. Eram os fenícios, cuja principal contribuição legada às civilizações posteriores foi o (
- A):
A alternativa correta é letra A
6) …essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo….O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental,os:
- A) Fenícios
- B) Hebreus
- C) Caldeus
- D) Egípcios
- E) Persas
A alternativa correta é letra A
7) Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas:
- A) À propagação do monoteísmo;
- B) Ao comércio marítimo;
- C) Ao expansionismo militarista;FAZER COMENTÁRIO
- D) À criatividade científica;
- E) À agricultura intensiva.
A alternativa correta é letra B
Devido as condições geográficas em que a Fenícia se encontrava, região montanhosa e pequena, impossibilitando o desenvolvimento de atividades agrícolas, e a abundância de matéria-prima para construção de navios, os Fenícios se tornaram exímios construtores e navegadores marítimos, de modo que com o comércio pudessem suprir suas dificuldades geográficas.Continua após a publicidade..8) Os fenícios dedicavam-se, primordialmente, ao comércio marítimo, por que:
FAZER COMENTÁRIO- A) Era grande seu excedente agrícola
- B) Sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares
- C) Sua localização geográfica os induzia a isso
- D) Sua organização política era fortemente centralizada
- E) Sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores
A alternativa correta é letra C
A civilização fenícia localizava-se nos arredores do Mar Mediterrâneo. Por ter um amplo domínio das práticas marítimas e possuir privilegiada localização, foi bastante fácil que eles desenvolvessem o comércio marítimo com distintas regiões, dessa forma, conclui-se que suas condições geográficas foram motivadoras dessa atividade.9) Entre os povos que se destacaram na Antiguidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade. Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é incorreto afirmar que:
- A) havia escravidão, porém o escravo poderia alcançar sua liberdade, caso o patrão, castigando-o, inutilizasse seu olho ou lhe arrancasse um dente;
- B) durante o governo de Salomão, o reino conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes monarquias orientais, empreendendo, inclusive, a construção do Templo de Jerusalém;
- C) é no Antigo Testamento que se encontra sua história, especialmente a fase da escravidão no Egito, narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio;
- D) houve a presença de mulheres como dirigentes militares na época dos Juízes, cuja autoridade era fundamentada na ideologia religiosa;
FAZER COMENTÁRIO- E) Durante muitos séculos, utilizou a língua hebraica, mas a substituiu pelo aramaico, língua semita do ramo ocidental, tomada oficial na época do domínio persa;
A alternativa correta é letra C
Os hebreus, hostilizados no Mundo Antigo, entre outros fatores, por serem monoteístas, têm sua história narrada na Bíblia, em Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômios. A opção C leva em conta a relação entre "os que sobreviveram" (na memória bíblica) e o "desmoronamento de impérios milenares" (Egito) referenciados no enunciado.Continua após a publicidade.. 1 2 3 … 6 Próximo »10) Entre as civilizações da antiguidade, que tiveram o Mar Mediterrâneo como cenário do seu desenvolvimento, destacaram-se os hebreus (Judeus, Israelitas), por terem sido o primeiro povo conhecido que afirmou sua fé em um único Deus. As bases da história, da filosofia, da religião e das leis hebraicas estão contidas na Bíblia, cujos relatos, em parte confirmados por achados arqueológicos, permitem traçar a evolução histórica e cultural do povo hebreu e identificar suas influências sobre outras civilizações. Assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S) nas suas referências à cultura hebraica.
FAZER COMENTÁRIO- A) Entre os princípios religiosos contidos na Bíblia está o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses.
- B) O vínculo visível das influências do judaísmo sobre o cristianismo está na pessoa de Cristo, considerado 'O Messias' pelas duas religiões.
- C) Os hebreus destacaram-se em diferentes áreas do conhecimento humano e nos legaram os livros do Antigo Testamento (Tor
A alternativa correta é letra C
A Bíblia e os textos religiosos judaicos consagram o monoteísmo, ou seja, a crença em um único deus. Judeus e cristãos compartilham a crença em um Messias, mas os judeus não reconhecem Cristo como esse salvador, a quem ainda aguardam. O Alcorão é o livro sagrado dos muçulmanos, escrito por volta do século VII. Ele, sim, sofreu influências das duas outras crenças monoteístas. Por estas razões, só pode ser correta a alternativa c) que, no entanto, comete pequena confusão: na verdade, a Torá compreende apenas os cinco primeiros livros do Antigo Testamento. - B) durante o governo de Salomão, o reino conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes monarquias orientais, empreendendo, inclusive, a construção do Templo de Jerusalém;