Continua após a publicidade..
Ao caracterizar a escravidão na África e a venda de escravos por africanos para europeus nos séculos XVI a XIX, o texto:
- A) reconhece que a escravidão era uma instituição presente em todo o planeta e que a diferenciação entre homens livres e homens escravos era definida pelas características raciais dos indivíduos.
- B) critica a interferência europeia nas disputas internas do continente africano e demonstra a rejeição do comércio escravagista pelos líderes dos reinos e aldeias então existentes na África.
- C) diferencia a escravidão que havia na África da que existia na Europa ou nas colônias americanas, a partir da constatação da heterogeneidade do continente africano e dos povos que lá viviam.
- D) afirma que a presença europeia na África e na América provocou profundas mudanças nas relações entre os povos nativos desses continentes e permitiu maior integração e colaboração interna.
- E) considera que os únicos responsáveis pela escravização de africanos foram os próprios africanos, que aproveitaram as disputas tribais para obter ganhos financeiros.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
Entre os séculos XVI e XIX existia uma diferença de temporalidade e de mentalidade cultural entre os europeus e colonos em relação aos habitantes da África. A mentalidade africana baseava-se nas disputas por território entre as tribos, nas complicações da sobrevivência e nos rituais religiosos. Os escravos nas tribos africanas eram sempre cativos, que por terem sido derrotados haviam perdido sua liberdade e passaram a ser posse de seus inimigos. Por outro lado, os europeus, na mesma época, viviam a fase do colonialismo, em que gigantescas fazendas de plantation eram instaladas no novo mundo e necessitam de mão de obra. Por isso, para os europeus, diferente dos africanos, não há nenhuma relação cultural na escravidão, sendo apenas mão de obra em quantidade, forte e barata para um novo modelo econômico instalado. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário