Continua após a publicidade..
Cobravam o pedágio da ponte de madeira que ligava Recife a Santo Antônio, o que, sem contar os outros tributos, deu a ganhar àqueles, que tinham levado o empreendimento com o fim de utilidade pública, cem vezes mais que o seu custo. Os arrendatários que haviam combinado a construção fizeram-se pagar em Recife, na Cidade Maurícia, exigindo impostos tão excessivos pelo direito de passagem da ponte para os homens, cavalos, carros e mercadorias, que um homem a cavalo e seu escravo chegavam a pagar trinta soldos.
Roulox Baro e Pierre Moreau, século XVII (adaptado)
É correto afirmar que o texto:
- A) apresenta o crescimento das cidades ligadas à produção do açúcar, que foi incentivado pela administração portuguesa colonial no Brasil.
- B) fala que melhoramentos urbanos construídos pelos holandeses no Nordeste não tinham como finalidade o bem público.
- C) sugere que, apesar dos impostos, a população colonial considerava os investimentos urbanos portugueses nas cidades uma importante benfeitoria pública.
- D) ressalta o fato de que os investimentos urbanos coloniais eram pequenos diante da riqueza econômica rural.
- E) valoriza a presença dos europeus no processo de implantação da civilização urbana nas terras coloniais brasileiras.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
No excerto de Roulox Baro e Pierre Moreau, os autores condenam a exigência de impostos urbanos por parte dos holandeses situados em Recife, caracterizando estas cobranças como abusivas e contrárias ao bem público. Portanto, a resposta correta é a alternativa B.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário