Continua após a publicidade..
De acordo com o historiador Boris Fausto,
A grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII foram as bandeiras.
(FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial e Edusp, 2001. p. 51.)
A afirmação pode ser considerada correta, pois
- A) foi nesse período que expedições reunindo brancos, índios e mamelucos, chefiados pelos paulistas, lançaram-se pelo sertão em busca de índios a serem escravizados e de metais preciosos que colocariam o Brasil na era do ouro.
- B) os paulistas, através das bandeiras, marcaram seu poder político de São Paulo a Minas Gerais, se fixando na capitania do Rio de Janeiro e transformando-a em sede colonial.
- C) esse século representou a presença dos paulistas em postos públicos de poder, presença essa alternada por vezes pelos mineiros, os donos de minas de ouro, tudo a mando da metrópole.
- D) a descoberta, no século XVII, de minas de ouro na atual região das Minas Gerais, pelos paulistas, lhes garantiu prestígio e o direito de investir suas riquezas nas futuras fazendas de café.
- E) as bandeiras e o apresamento de indígenas para a escravidão significaram uma diminuição do uso da mão-de-obra negra e o início do caminho para a abolição definitiva do tráfico de escravos africanos.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
As bandeiras não garantiram aos paulistas poder político, cargos públicos ou mesmo a preponderância na exploração de ouro. Na verdade, em todos estes aspectos eles foram suplantados por portugueses natos ou seus descendentes. Por outro lado, apesar das bandeiras de apresamento, a escravidão negra se ampliou e a indígena se contraiu continuamente. Sendo assim, resta como única resposta adequada a alternativa A.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário