Continua após a publicidade..
Na década de 1970, agricultores também foram atraídos por propaganda semelhante à do período cafeeiro. Foram alvos desta propaganda, principalmente,
- A) pequenos proprietários da região Sul, atraídos para o Centro-Oeste por empresas colonizadoras que ofereciam como vantagens terras virgens e de baixo preço.
- B) usineiros empobrecidos da Zona da Mata nordestina, incentivados a ocupar a Amazônia – a terra sem homens – com a promessa de doação de terras pelo governo federal.
- C) agricultores sem-terra da região Sul, os chamados “brasiguaios”, que se dirigiram ao Uruguai em busca de terras doadas pelo governo local para a ocupação da fronteira.
- D) empresários paulistas, que queriam aproveitar os incentivos fiscais para quem investia no Projeto Jari, um dos grandes projetos agroindustriais do Pará.
- E) posseiros de várias áreas da região Sudeste, atraídos para a Amazônia pela promessa do governo em promover assentamentos em reservas extrativistas
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A
O contexto da questão se dá na expansão das fronteiras agrícolas. Com o desenvolvimento das atividades agropecuárias, os proprietários de terras e de rebanhos no Sul puderam se expandir para regiões do Centro-Oeste e do Norte, graças aos baixos preços de tais terras, já que as mesmas não eram exploradas intensivamente. Graças à falta de ocupação no local, o governo ainda incentivou a vinda de novos proprietários, para compor a fronteira.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário