Continua após a publicidade..
“Os bandeirantes foram romantizados (…) e postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças”.
Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São
Paulo e Adoniram Barbosa.
Ainda que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua importância, no período colonial brasileiro, decorre:
- A) de sua iniciativa em atender à demanda de mãode-obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de Nassau.
- B) de sua extrema habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro.
- C) da colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território colonial.
- D) de sua atuação decisiva na Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da colônia.
- E) de sua colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
O excerto fala sobre a simbologia bandeirante, e a questão pede para justificar essa noção. A expansão bandeirante dos séculos XVII e XVIII se dá pela busca de escravos indígenas e, posteriormente, pele procura de riquezas, concretizada na região de Minas Gerais, ultrapassando as delimitações do Tratado de Tordesilhas (1494) que será superado pelo Tratado de Madri (1750) e pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777). Opção correta é a E, portanto.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário