Continua após a publicidade..
Os preços dos produtos da colônia portuguesa da América, o Brasil, caíram sensivelmente na segunda metade do século XVII. De 1659 a 1688, houve uma queda de 41% no preço do açúcar; já o preço do tabaco encolheu 65% de 1668 a 1688. A diminuição dos preços destes produtos coloniais produziu uma crise no comércio português. Na primeira metade do século XVIII, o déficit da balança comercial portuguesa foi compensado:
- A) pela extinção dos monopólios estatais sobre produtos coloniais e pela suspensão do regime metropolitano do exclusivo colonial.
- B) pela entrega do nordeste brasileiro à Holanda e pelo incentivo à criação de gado nas regiões sul e sudeste da colônia.
- C) pela implantação de indústrias na colônia do Brasil e pela intensificação do comércio de especiarias com o Oriente.
- D) pela diminuição da exploração social, com o aumento dos salários dos operários, e o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores.
- E) pelo estímulo governamental ao desenvolvimento de manufaturas no reino e pelo volume crescente da produção aurífera no Brasil.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Com a descoberta das regiões com potencial minerador aurífero no Brasil, o déficit comercial foi aliviado, a curto prazo, pela introdução de um grande volume de riquezas auríferas. Ademais, houve um certo estímulo, em meados do século XVIII, com o governo do Marquês de Pombal, ao desenvolvimento de manufaturas no Brasil. Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário