Continua após a publicidade..
O Período Regencial, iniciado com a abdicação de D. Pedro I (1831) e encerrado com a aprovação da maioridade de D. Pedro II (1840), caracterizou-se pela:
- A) normalidade democrática, superadas as várias revoltas ocorrida contra o autoritarismo de D. Pedro I;
- B) instabilidade política, gerada por revoltas ocorridas nas províncias, que reivindicavam maior autonomia;
- C) proclamação de uma República Provisória, com a eleição direta dos Regentes para um mandato de quatro anos;
- D) revogação da Constituição de 1824, de caráter autoritário e convocação de uma nova Assembléia Constituinte no Brasil;
- E) elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves, pois, com a morte de D. João VI, D. Pedro I herdou o trono de Portugal de seu pai.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
O Período Regencial que vigorou no Brasil entre a abdicação de D. Pedro I e o golpe da maioridade e consequente posse de D. Pedro II foi marcado por intensas revoltas ocorridas nas províncias. Sem a pessoa do Imperador, as pessoas sentiram-se jogadas ao "Deus dará", por isso, começaram a se organizar em diferentes grupos para manifestar sua indignação perante a forma com que eram tratados pelo governo central e também perante a organização da sociedade (escravocrata e discriminatória). As principais revoltas do Período regencial foram: A Sabinada, a Balaiada, a Cabanagem e a Guerra dos Farrapos. Portanto, a alternativa que responde corretamente a questão é a alternativa b.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário