Continua após a publicidade..
O processo político conhecido como Regresso, que teve lugar no período monárquico da História do Brasil, teve como resultado imediato
- A) a criação do Poder Moderador como forma de reforçar a autoridade do Imperador e reprimir as experiências liberais gestadas na Regência.
- B) a eclosão de um forte movimento republicano e federalista contra a centralização política e o autoritarismo das elites escravocratas.
- C) a volta de D. Pedro I ao poder, apoiado pelo Partido Conservador e pelo Partido Português.
- D) a exclusão dos liberais da política imperial, com o Golpe da Maioridade que coroou D. Pedro II, articulado pelo Partido Conservador e pelo Exército.
- E) o predomínio político dos conservadores e dos que defendiam a centralização política, depois da experiência federativa e liberal entre 1831 e 1837.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
Pode-se dividir o Período Regencial (1831-40) em duas fases: o “Avanço Liberal” (1831-37) e o “Regresso Conservador” (1837-40, sendo retomado em 1842). Na primeira, verificou-se uma tendência a conceder certa autonomia às províncias e municípios (criação da Guarda Nacional em 1831, promulgação do Código de Processo Criminal em 1832 e Ato Adicional de 1834);já na segunda, verificou-se uma volta ao centralismo,com a adoção de medidas conservadoras tais como a Lei de Interpretação do Ato Adicional de 1838, a reforma do Código de Processo Criminal e a restauração do Conselho de Estado, ambas de 1842.
Resposta pesquisada na internet: Fonte Objetivo.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário