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A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais.
(Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravurade Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.) Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)
Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como
- A) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.
- B) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.
- C) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.
- D) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.
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Resposta:
A alternativa correta é letra B
O Concílio de Trento se relaciona à chamada Contrareforma da Igreja Católica diante da expansão do protestantismo. Ele buscou reafirmar dogmas enfraquecidos, ou que estavam sendo questionados pela Reforma, através da educação e da aproximação entre fiéis e os temas bíblicos. A arte produzida em Minas Gerais pode ser chamada de barroca devido a sua estética e a seus temas relacionados à arte sacra, geralmente encomendadas por confrarias e irmandades da região.
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