Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais.

(Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravurade Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.) Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)
Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como
Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B

O Concílio de Trento se relaciona à chamada Contrareforma da Igreja Católica diante da expansão do protestantismo. Ele buscou reafirmar dogmas enfraquecidos, ou que estavam sendo questionados pela Reforma, através da educação e da aproximação entre fiéis e os temas bíblicos. A arte produzida em Minas Gerais pode ser chamada de barroca devido a sua estética e a seus temas relacionados à arte sacra, geralmente encomendadas por confrarias e irmandades da região.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *