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A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberê, líder da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três séculos depois e pode ser entendida como um esforço de
A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberê, líder da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três séculos depois e pode ser entendida como um esforço de
- A) representação do sacrifício de indígenas e do acolhimento e proteção que os religiosos teriam dado aos nativos durante o período colonial.
- B) denúncia do genocídio indígena durante a fase colonial, responsabilizando a Igreja Católica por ter colaborado com a Coroa portuguesa.
- C) construção de um passado heroico para o Brasil, associando o índio a um bom selvagem, corrompido posteriormente pela religião católica.
- D) recuperação do período pré-cabralino e apontamento da necessidade de valorização das formas de solidariedade então existentes no Brasil.
- E) exposição dos confrontos entre religiosos e índios, que foram constantes e violentos durante todo o período colonial.
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Resposta:
A alternativa correta é letra A
A Confederação dos Tamoios, revolta indígena liderada pelos Tupinambás – envolveu também os povos Aimorés e Temiminós –, confrontou os colonizadores portugueses (apoiados pelos Guaianazes) que intentavam promover a colonização escravizando os diversos povos indígenas. Decorridos os embates, a participação dos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega foi importante para promover a trégua, resultando na libertação dos indígenas escravizados pelos portugueses. A revolta indígena, mesmo com a derrota dos Tamoios posteriormente, mostrou aos portugueses a inviabilidade do uso de mão-de-obra indígena, optando por importar e escravizar os africanos.
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