Continua após a publicidade..
Ao contrário da América espanhola, a América portuguesa não apresentou, no princípio, abundância de metais preciosos. Na falta de riqueza mineral, foi o açúcar que, em termos econômicos, tornou viável os primeiros passos da colonização.
Sobre o contexto da produção de açúcar nos engenhos coloniais portugueses, no século XVI, assinale a alternativa correta.
- A) A existência de um solo ideal para o cultivo da cana de açúcar levou as capitanias situadas nas atuais regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a experimentarem um maior desenvolvimento.
- B) A organização da produção açucareira no Brasil estava voltada para o atendimento da crescente e rentável demanda do mercado europeu, não atendida pelos engenhos da colônia portuguesa dos Açores.
- C) A autoridade do senhor de engenho se restringia aos limites de sua propriedade, estando fora dela submetida às leis e normas da Coroa portuguesa, defendidas na colônia por um forte aparato militar e judiciário.
- D) Os senhores de engenho, em comparação com os barões do café, tratavam seus escravos com menos violência, pois estes eram tidos como mercadorias de alto valor e de difícil reposição.
- E) O alto valor do açúcar no mercado internacional promoveu um grande acúmulo de riqueza na colônia, que logo superou, em volume, a economia da metrópole.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra B
A economia açucareira no Brasil se caracterizou por estar estrutura na forma de plantation: grande latifundios que produziam para o mercado externo. O valor crescente do açúcar e a falta de prosperidade nas produções realizadas em solo português, fizeram com que a perspectiva de uma produção colonial no Brasil fosse concretizada. E, de fato, durante todo o período da América portuguesa o açúcar foi um produto de extrema importância, tendo seu auge no século basicamente entre os séculos XVI e XVII.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário