Continua após a publicidade..
Dentre as características gerais do período colonial brasileiro destaca-se:
- A) uma sociedade escravocrata que, apesar de estar estruturada sobre o Pacto Colonial, possuía livre comércio com os holandeses e ingleses devido à necessidade da venda do açúcar aqui produzido.
- B) a utilização da mão-de-obra indígena no Brasil, até o governo de D. João VI, e a sua substituição, no período joanino, pela mão-de-obra do escravo negro.
- C) o trabalho dos missionários jesuítas, que conseguiram proteger e conservar a cultura original de nossos primeiros habitantes – chamados de índios.
- D) o surgimento de pequenas e médias propriedades, possibilitado pelos donatários das capitanias, para ocupar nosso extenso litoral.
- E) a montagem da produção açucareira, que ocorreu de acordo com o sistema de "plantation", originando uma sociedade patriarcal e escravista.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra E
A monocultura de exportação realizada em larga escala e em grandes propriedades é o que define a "plantation", que não é exclusivamente brasileira. Essa economia,, com base em derivados da cana de açúcar, integrada a um comércio atlântico de escravos gerou uma sociedade escravocrata e patriarcal-autoritária. A opção E leva em conta esses dois fatores, monocultura de exportação e escravidão, e por isso é a correta.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário