Continua após a publicidade..
No século XVIII, a colônia Brasil passou por vários conflitos internos. Entre eles temos a
- A) Guerra dos Emboabas, luta entre paulistas e gaúchos pelo controle da região das Minas Gerais. Essa guerra impediu a entrada dos forasteiros nas terras paulistas e manteve o controle da capitania de São Paulo sobre a mineração.
- B) Revolta Liberal, tentativa de reagir ao avanço conservador da monarquia portuguesa, que usava de seus símbolos monárquicos e das baionetas do Exército da Guarda Nacional, como forma de cooptar e intimidar os colonos portugueses.
- C) Revolta de Filipe dos Santos, levante ocorrido em Vila Rica e liderado pelo tropeiro Filipe dos Santos. O motivo foi a cobrança do quinto, a quinta parte do ouro fundido pelas Casas de Fundição controladas pelo poder imperial.
- D) Farroupilha, revolta que defendia a proclamação da República Rio-Grandense (República dos Farrapos) como forma de obter liberdades políticas, fim dos tributos coloniais e proibição da importação do charque argentino.
- E) Cabanagem, movimento de elite dirigido por padres, militares e proprietários rurais, que propunham a proclamação da república como forma de combater o controle econômico exercido pelos comerciantes portugueses.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra C
A Revolta de Filipe dos Santos, ou Revolta de Vila Rica, um movimento nativista do século XVIII, ocorreu devido ao monopólio instituído das casas de fundição e a cobrança do imposto conhecido como quinto sobre a produção de ouro. Essas medidas representavam um endurecimento da exploração colonial. Filipe dos Santos, como líder do movimento, foi condenado à morte.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário